Where do you want to go tomorrow?

Samwise
Realizador

Where do you want to go tomorrow?

Postby Samwise » 07 Sep 2006 11:56

15 de Novembro de 2130.

832 - Hora Universal -

A bordo do submarino USS Deliverance jantava-se descontraidamente. Submerso nas águas do Pacífico, a cerca de 2000 pés de profundidade, o navio cumpria a sua 124ª missão de reconhecimento estratégico. Do seu arsenal constavam 8 ogivas termonucleares capazes de viajar meio globo devidamente acondicionadas em mísseis estratosféricos. Transportava ainda 38 torpedos de curto-médio alcance e 30 conjuntos de minas anti-couraçado. Como ele existiam mais alguns - não se sabia ao certo quantos- espalhados pelos mais sombrios recantos dos oceanos.

O submarino tinha largado de um porto perto de Seattle duas semanas antes e encontrava-se num ponto a igual distância das costas dos E.U.A, da Russia e do Japão, zonas sísmicas importantes e com ramificações profundas.

...jantava-se descontraidamente... O capitão Frank Scott preparava-se para sorver um trago de vinho branco quando o tudo (ou o inicio do nada) aconteceu...

As primeiras notícias foram difundidas pela CNN, meia-hora depois do 'momento 0'. A princípio muita gente julgou tratar-se de um partida de mau gosto, do género da transmissão radiofónica feita por Orson Welles quase dois séculos antes e que relatava uma invasão marciana. Uma hora depois, o pânico era generalizado. Um pouco por todo o mundo milhões de pessoas tentavam escapar-se da orla litoral. Qualquer meio de transporte servia. O mais utilizado era a trotinete-a-jacto. Muitos fugiam pelos seus próprios pés. Por essa altura o Japão estava prestes a desaparecer do mapa.

A explosão teve uma potência equivalente a 300 vezes Hiroshima, iluminando as aguas em redor num raio de 20 a 30 km. Para algumas espécies marinhas aquela foi a primeira e última vez que viram a luz do sol, mesmo que por breves instantes.

A onda concêntrica originada no local elevou-se vários quilómetros acima do nível médio das águas do mar. Viajando a uma velocidade de 80 km/minuto, o gigante transportaria o Armagedão a todos os continentes da terra.

Três horas depois da detonação, a onda, que galgara já metade do território do Canadá e Estados Unidos, começava a inverter o sentido, regressando à origam. O Japão e o México haviam sido totalmente submersos e a maior parte das ilhas do Sudoeste Asiático preparavam-se para sofrer o mesmo destino.
Mesmo enfraquecida pelos efeitos de milhares de quilómetros de viagem, a onda espalhou o caos e a destruição em muitas cidades costeiras de países europeus e africanos.

Em oito horas metade da população mundial flutuava, inchada, inerte, de pele enrugada, em rios de água e lama. A outra metade não teria tanta sorte.

A deslocação irregular e repentina de grandes massas de água no planeta provocou uma reacção de ajustamento compensatório por parte dos elementos tectónicos. Resultado: tremores de terra em cadeia sucederam-se ao longo de vários meses, sacudindo regiões que tinham escapado à onda.

Com a explosão, houve também uma dispersão global de partículas radioactivas que, sendo transportadas por ar e mar, circundaram o globo numa questão de dias. Vieram as chuvas radioactivas e os surtos de doenças. A morte escolhia a forma a seu bel prazer. Em muitos casos as próprias vítimas erguiam os braços, suplicantes, e acolhiam-na com gratidão.

Nos pólos do planeta, e depois de um banho de água muitos graus acima do habitual, aconteceu um degelo em massa e a consequente libertação de milhares de icebergs, que flutuaram imperturbáveis ao longo do globo, estabelecendo novas rotas marítimas.

Duzentos anos mais tarde o equilíbrio climático do planeta ainda não teria sido reposto.

Nos primeiros tempos pós-catástrofe a ordem social no mundo aguentou-se sustentada na empatia e na boa vontade dos sobreviventes. Aos poucos e poucos, contudo, a anarquia tomou conta dos acontecimentos.
Se a guerra contra a desordem humana demorou décadas, a luta contra os efeitos da catástrofe demorou séculos (e está ainda longe de terminar).

O que aconteceu? Ninguém soube ao certo. Ou pelo menos ninguém quis que se soubesse. Possivelmente foi uma falha técnica originada por um falha humana, diz-se. O género de coisa que os E.U.A. nunca admitiria.

Eu sei o que se passou. Eu estava lá, naquele preciso momento. Passeava alegremente pelos circuitos electrónicos do navio quando dei de caras com "eles". Duas entidades cibernéticas, aquilo a que vocês humanos chamam de vírus, degladiavam-se pelo controlo do sistema. Aparentemente uma delas não gostou da atitude da outra e e pura e simplesmente carregou no botão vermelho.

Como estou vivo, perguntam os senhores? Bem... na verdade sou um osso difícel de roer. Há quem se lembre de mim e me chame 'Projecto X - Microsoft'.

Sam

P.S. Este estava em carteira há vários meses... resolvi fazer-lhe uma emendas e publicá-lo. :cool:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Venom
Encadernado a Couro

Re: Where do you want to go tomorrow?

Postby Venom » 08 Sep 2006 15:56

Muito imaginativo Sam. Gostei deste teu Armagedão :thumbsup: .
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 11 Sep 2006 23:51

Uma coisa diferente, escrita numa linguagem mais técnica, como um relatório formal, que funcionou lindamente. Gostei desta visão do fim do mundo. É engraçado, uma vez também tive uma visão passada a papel sobre um mundo pós-apocalíptico, mas que tinha a ver com extraterrestres. Pergunto-me onde estará isso. :huh:

De qualquer maneira, está muito bem escrito. :thumbsup:
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Sep 2006 09:35

Há comentários (e comentadores) que têm o condão de me fazer sentir bem disposto, ainda que não concorde inteiramente com o conteúdo dos mesmos (lol), e os teus, Aignes, fazem parte desse lote.

Vejo este texto mais pelo gozo de contar um "worst case scenario" do que pela excelência da escrita - que acho que não tem nenhuma, está com um estilo um bocadito despido e monótono (o tal "relatório formal", como tu dizes), até.

Venom, quanto ao teu comentário, passa-se mais ou menos a mesma coisa. Imaginativo... hmmm talvez, se não tivesse ido buscar a ideia a milhentos relatos imaginários, colocado em livros de ficção científica e artigos sobre os efeitos de catástrofes hipotéticas...

Atenção que não estou a reclamar dos comentários (mal de mim se assim fosse), estou apenas a expressar a minha própria opinião sobre este "ensaio"...

De qualquer forma, Thank you very much for reading it! :thumbsup:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 12 Sep 2006 22:28

Samwise wrote:Há comentários (e comentadores) que têm o condão de me fazer sentir bem disposto, ainda que não concorde inteiramente com o conteúdo dos mesmos (lol), e os teus, Aignes, fazem parte desse lote.

Quem me dera a mim escrever comentários decentes, mas ainda bem que mesmo não o sendo provocam boas disposições. :tongue: Percebo o que dizes quanto à escrita, mas acho que está bem escrito porque a linguagem e o estilo cumprem a sua função num texto como este que, na minha opinião, não poderia ter sido escrito de outro modo. :wink:
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Return to “Samwise”