Juan Rulfo

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Woland
Rascunho

Juan Rulfo

Postby Woland » 14 Jul 2005 15:05

Inicio a participação neste fórum com o elogio de um autor que descobri há pouco tempo e que me pareceu votado ao esquecimento durante tanto tempo-pelo menos neste país a que chamamos Portugal.Os seus dois únicos livros são marcos incontestáveis na história da literatura:Planície em chamas e Pedro Páramo.O primeiro é um livro de contos que reflectem a terra natal do escritor num cenário de devastação.O segundo é uma novela;uma obra-prima absoluta no que respeita ao ritmo,ao equilibrio da frase e ao estilo.Histórias que se cruzam e mortos que interagem com os vivos.Um livro notável,um milagre da prosa.Deixo aqui o início de Pedro Páramo para abrir o apetite(assim o espero):

"Vim a Comala porque me disseram que vivia aqui o meu pai,um tal Pedro Páramo.Foi a minha mãe quem mo disse.E eu prometi-lhe que viria vê-lo quando ela morresse.Apertei-lhe as mãos como sinal de que o faria pois ela estava á beira da morte e eu disposto a prometer-lhe tudo.«Não deixes de ir visitá-lo» - recomendou-me.«Chama-se assim e assado.Tenho a certeza de que gostará de conhecer-te».Na altura nada mais pude fazer para além de lhe dizer que sim,que o faria,e de tanto lho dizer,continuei a dizê-lo mesmo depois do trabalho que as minhas mãos tiveram para se afastarem das suas mãos mortas."

Pedro Páramo
ed.cavalo de ferro

Samwise
Realizador

Re: Juan Rulfo

Postby Samwise » 18 Jul 2005 09:49

Woland,

Reparei que passaste um pouco despercebido neste últimos dias, por isso: Bem vindo ao fórum!

Nunca li nada deste autor. Nem sequer o conhecia... mas é sempre bom alargarmos a nossa esfera de abrangências.

Por favor, não fiques por aqui e participa em outros tópicos! :tu:

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Riobaldo
Edição Limitada

Re: Juan Rulfo

Postby Riobaldo » 18 Jul 2005 18:18

Li há muito pouco tempo "Pedro Páramo" e concordo em absoluto. É um livro espectacular e muito bem escrito. Aconselho também vivamente. Quanto ao livro de contos, está na minha lista de compras :)
www.revistaantologia.com

Return to “Autores”