José Saramago

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Samwise
Realizador

Re: José Saramago

Postby Samwise » 27 Jul 2009 10:22

Anibunny wrote:Estou quase a acabar "As intermitências da morte", pensei que fosse pior, pensei que não ia perceber nada, mas no fim a escrita de Saramago não é nenhum bicho de sete cabeças. Ainda faltam algumas paginas para dizer se amei o livro, devido ao cansaço da noite quando lia o livro, houve períodos em que achei [SPOILER]que havia demasiados elementos e crítica política, contudo quando aparece a personagem morte [/SPOILER] a história passou a ser bem mais interessante!:) Agora uma pausa de livros complicados (porque quem lê Saramago para have fun ou é louco ou mazoquista e eu não sou nenhuma das duas) e fico à espera do "Alice in Wonderland" mas de vez em quando faz bem ler assim uns livritos estilo Saramago :friends:

Hehehe... Uma pausa com Saramago porque esse livro é complicado? Esse deve ser dos mais acessíveis, senão mesmo o mais acessível.

Quanto aos elementos e crítica política, esse também é um dos que tem menos...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 27 Jul 2009 11:33

Eu vou a cerca de 1/3 do Memorial do Convento e para já estou a gostar bastante mais do que o Ensaio Sobre a Cegueira.
Acho a escrita peculiar e excelente, exige um pouco de atenção mas nada de extraordinário. Não é tão complexo como imaginava.
Se o livro continuar a este nível até ao fim, passo a pensar em ler outros do mesmo autor, coisa que não fiz quando terminei o Ensaio.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 27 Jul 2009 11:53

Anibunny wrote:Estou quase a acabar "As intermitências da morte", pensei que fosse pior, pensei que não ia perceber nada, mas no fim a escrita de Saramago não é nenhum bicho de sete cabeças. Ainda faltam algumas paginas para dizer se amei o livro, devido ao cansaço da noite quando lia o livro, houve períodos em que achei [SPOILER]que havia demasiados elementos e crítica política, contudo quando aparece a personagem morte [/SPOILER] a história passou a ser bem mais interessante!:) Agora uma pausa de livros complicados (porque quem lê Saramago para have fun ou é louco ou mazoquista e eu não sou nenhuma das duas) e fico à espera do "Alice in Wonderland" mas de vez em quando faz bem ler assim uns livritos estilo Saramago :friends:

Foi também para mim o único livro que li do Saramago e a minha reacção teve muito em comum com a tua. Também comecei por franzir o nariz ao ler as primeiras páginas, mas quando saramago começa a sua personificação da morte o livro ganha novos contornos e a história sobe de interesse. Com este livro Saramago deixou de ser considerado um bicho de sete cabeças. Qualquer dia quando me lembrar e tiver tempo tenho de pegar em mais qualquer coisa dele...
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 27 Jul 2009 13:59

Samwise wrote:

Hehehe... Uma pausa com Saramago porque esse livro é complicado? Esse deve ser dos mais acessíveis, senão mesmo o mais acessível.

Sam

O "envangelho" não tem crítica politica. Pelo menos no sentido corrente da expressão.

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 28 Jul 2009 12:05

Pedro Farinha wrote:Obviamente que a história irá acabar mal - o mundo está destruído.

E eu não lhe chamei de optimista, mas sim de esperança. O que eu senti ao ler o livro, foi que mesmo numa situação terrível existe um não baixar os braços, o facto de se saber que existe alguém que depende de nós, no caso o filho do pai, força o pai a manter-se vivo, determinado e de alguma forma a incutir esperança no filho.

Essa é a parte que eu considero de esperança.

Porque, na minha opinião, é nestas situações limite que nós mostramos quem realmente somos. Se nos entregamos oa desespero, se nos animalizamos ou se mantemos a nossa dignidade. aliás desse ponto de vista a mulher do primeiro cego, no Ensaio, é também uma mulher de uma solidariedade e força espantosa. Só que não há esperança, apenas um grupo que se mantém unido a tentar sobreviver.

Concordo com a tua opinião anterior sobre os livros. É uma análise de sintese. São duas distopias e a Estrada acaba da única forma capaz, depois de tudo o que foi contado. Não é um livro optimista na mesma linha das obras de Bradbury, mas deixa um olor de esperança.

Já Saramago apresenta a tese de que o homem vira bicho perante qualquer contrariedade. É a sua visão do mundo. Não posso contudo concordar que a unica personagem que não cega «é também uma mulher de uma solidariedade e força espantosa» pois se o fosse não permitiria o que se passou, pois só ela o poderia evitar.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 28 Jul 2009 12:25

Samwise wrote:Hehehe... Uma pausa com Saramago porque esse livro é complicado? Esse deve ser dos mais acessíveis, senão mesmo o mais acessível.

Sam

Não é complicado a nível de história, mas sim a nível de puxar o leitor, confesso que quando apareceu a maphia o livro estava a perder interesse, as conversas entre os ministros, há parte onde falta um elemento dinâmico e é isso que Saramago faz na "segunda" parte do livro. IMHO acho que Saramago sentiu uma necessidade de preparar o leitor antes de lhe lançar o último desafio com a última história, acho que sem essas primeiras páginas muita gente ia ler a história e não chegar ao centro da questão. Eu agora tenho coisas para estudar mas quero voltar ao livro, porque apesar de ser acessível a nível de leitura acho que há coisas escondidas que valem bem a pena escavar para descobrir.

Eu achei o livro genial e muito bem construído, embora tivesse dificuldade em seguir alguns diálogos. Visualmente a falta de travessões ou aspas mete-me confusão, fico com os olhos cansadas de ver tanta linha junta.

Se ler tudo como estou a planear em Outubro sou capaz de tentar comprar "O Envagelho segundo Jesus Cristo", mas 16€ doí tanto na alma! Porque é que os livros dele são tão caros ;___;

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Jul 2009 12:41

Anibunny wrote:Se ler tudo como estou a planear em Outubro sou capaz de tentar comprar "O Envagelho segundo Jesus Cristo", mas 16€ doí tanto na alma! Porque é que os livros dele são tão caros ;___;

Então e as bibliotecas públicas?

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 29 Jul 2009 21:04

croquete wrote:
Samwise wrote:

Sam

O "envangelho" não tem crítica politica. Pelo menos no sentido corrente da expressão.

Será uma forma de dizer, a não ser que seja pelo resultado. Isto de querer provar a inexistência de milagres e provar o contrário é obra.

E mais politica não poderia ser a reacção ou contra-reacção. Sem ela não seria ainda Nobel.

Ao fim e ao cabo o ataque que lhe foi estupidamente feito e ainda por cima por manifesta incompreensão do livro, deu origem a um equivoco da mesma magnitude e lançou a obra para a mesma fasquia dos versículos.

Enfim!

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 29 Jul 2009 21:34

Lovecraft wrote:Ao fim e ao cabo o ataque que lhe foi estupidamente feito e ainda por cima por manifesta incompreensão do livro, deu origem a um equivoco da mesma magnitude e lançou a obra para a mesma fasquia dos versículos.

Enfim!

na volta o ataque até foi encomendado... :devil2:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 29 Jul 2009 22:21

grayfoxpt wrote:
Lovecraft wrote:Ao fim e ao cabo o ataque que lhe foi estupidamente feito e ainda por cima por manifesta incompreensão do livro, deu origem a um equivoco da mesma magnitude e lançou a obra para a mesma fasquia dos versículos.

Enfim!

na volta o ataque até foi encomendado... :devil2:

Isso não me parece. Se não tivesse vindo do Sousa Lara, até poderia ser, já assim não. O seu secundado pelo Vaticano é que foi de chorar. Já o Zé S. até se rebolou a rir, alguns anos depois e com razão.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 24 Oct 2009 21:07

Estou a meio do "Evangelho" e ainda não vi motivo de escândalo até agora... é simplesmente uma outra visão/perspectiva da história... pode ser que "piore"

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 25 Oct 2009 11:47

Não sei quem viu o debate de José Saramago na Sic no outro dia, sobre a polémica do novo livro Caim.

Eu vi e sinceramente o Saramago desiludiu-me um pouco. Deu-me a ideia de que tem uma visão plana, inflexível do que lê na Bíblia, o que não deixa de ser irónico quando os livros dele estão cheios de metáforas e segundos significados escondidos. Não que seja grande conhecedor, mas segundo sei a Bíblia está cheia de parábolas e também metáforas, histórias do passado cujo principal objectivo é estudar de que forma o ensinamento que transmitem se pode aplicar nos dias de hoje. Por exemplo... A Igreja católica não credita que tenham existido dois humanos chamados Adão e Eva, nem tão pouco o Caim e o Abel. A Adão e Eva representam a primeira comunidade de Homens, e a divisão entre os que seguiram os ensinamentos do criador e os que o trairam. Caim e Abel também terão com certeza a sua interpretação (já não me vou aventurar mais em interpretações da Bíblia :whistling: ).

Resumindo... O Saramago não conhece, porque se calhar nunca frequentou nada que lhe desse a conhecer, e lê a Bíblia como quem lê um livro de histórias, e mesmo assim sem a flexibilidade que é exigida, por exemplo, para ler um livro dele. Não sou contra ao Saramago escrever o que lhe der na gana sobre religião, sobre o que ele quiser, mas penso que se ele quer causar polémica com a Igreja então tem de fundamentar bastante melhor aquilo que diz. Deixou muito a desejar...

Mas é sem dúvida um grande escritor e é com enorme prazer que leio a obra dele!
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Oct 2009 00:44

Está aqui a transcrição do debate entre Saramago e teólogo José Tolentino de Mendoça em torno do livro Caim, segundo uma iniciativa do Expresso. Foi publicada pelo semanário dia 24 último.

Ainda não li, mas já ouvi os comentários dissidentes do costume.

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 30 Oct 2009 01:59

O que mais me tem impressionado são os constantes recuos e desmentidos por parte do Saramago.

O admitir que se excedeu.

O tudo por tudo por manter a polémica. Porque será?

Estou a acabar o livro e não haverá muito que dizer.

mascherani
Comic Book

Postby mascherani » 03 Nov 2009 11:32

<!--sizeo:4-->[size=125]<!--/sizeo-->Saramago está a escrever sobre indústria do armamento
<!--sizec-->[/color]<!--/sizec-->
«Por que não há greves na indústria do armamento?» A pergunta é de José Saramago, que admitiu esta segunda-feira, em Madrid, que o seu próximo livro, já em preparação, é precisamente esse.

«Esse é o tema: as armas, quem as faz, quem as trafica. Estão por todas as partes. A televisão mostra continuamente cenas de violência com as quais fica claro que a vida não tem nenhuma importância», disse o escritor, segundo a agência EFE.

O Nobel da Literatura não falava de uma greve em busca de melhores salários. Saramago questiona-se por que não param os trabalhadores de construir armas simples facto de estas servirem para matar as pessoas.

A ideia surgiu de uma outra pergunta, que lhe foi há tempos colocada por um jornalista colombiano, que queria saber como a luta armada em Portugal, de tradição esquerdista, como disse, levou à ascensão da extrema-direita.

Saramago admitiu que tornou-se difícil saber onde está a esquerda, a extrema-direita e o fascismo – que não acabou, voltou a frisar o escritor («Está aí, esperando na porta, e Itália é um caso claríssimo»). «Tudo se mistura e é corruptível. Se à extrema-direita gosta de aproveitar-se da luta armada, está na natureza das coisas», sublinhou.

O escritor está preocupado «com o desvio de rota dos movimentos de esquerda e acredita que a palavra mais importante deveria estar na ponta da língua de todos, um simples não, algo tão pequeno e que tanto compromete».

in a bola.pt
"as palavras são pedras, carolino; o que nelas vive é o espírito que por elas passa." v.ferreira (aparição)

Return to “Autores”