José Saramago

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Samwise
Realizador

Re: José Saramago

Postby Samwise » 19 Feb 2007 10:42

Lord Wimsey wrote:está certo, Sam. Obrigado por me teres relembrado esse incrivelmente estúpido, vá lá, post da autoria aqui da estrela, e vou ver se encontro o livro por aí.
De facto estava aquilo a que se chama Errado, Saramago, pelo Ensaio sobre a lucidez, é de facto o grande escritor portugues. (Depois de lobo antunes e mario de carvalho)

Acho que de post's estupidificantes, e neste tópico em concreto, não foste só tu dar argoladas... :blush:

bCr wrote:O estilo "Saramaguesco" reconhece-se logo após as primeiras linhas de leitura. Ás vezes parece um pouco como se fosse um puto de 8 anos a escrever tudo de seguida o que lhe vem à cabeça, mas com já a sabedoria de uma vida bem vivida. Engraçado é conseguirmos visualizar muito bem a cara dele enquanto se lê um livro dele. Gostei bastante de o ver há uns tempos atrás entrevistado pela Ana Sousa Dias no Por Outro Lado, parecia-se com o tartaruga genial :biggrin:

:biggrin:

Pedro Farinha wrote:Não, nada disso. Steinbeck descreve a música como para dar ambiente. Do tipo: ouve-se a música calma da familiá, mas um outro ritmo terrível sobrepõe-se, é o lacrau a entrar por debaixo da porta.

Estou a escrever de memória de um livro que li há 20 anos, por isso se calhar não é nada assim :whistling:

Agora que falas nisso, acho que me lembro desse "efeito musical propósitado"... onde te enganaste (ai o tempo...
:tongue: ) foi na aparição do lacrau... que desce calmamente pelo cordão do berço, pendurado no tecto.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 14 Mar 2007 18:49

Samwise wrote:
Pedro Farinha wrote:Sobre esse livro de Saramago e que não considero dos melhores, eu que sou grande apreciador do autor, Pedro Mexia (critico e politico insuspeito) disse que era o melhor livro comunista que alguma vez lera.

Já vou perto da página 100 (ando mesmo a devorar o livro!) e até agora só tenho de concordar com o senhor Mexia. E devo dizer que sou das pessoas mais apolíticas que conheço (lol).

É assim tão político o livro? Confesso que não me apercebi desse facto, mas provavelmente não soube ler bem nas entrelinhas ou foquei-me demasiado nas partes concretamente ligadas ao Reis e a Pessoa. As adaptações das suas personalidades e as inclusões dos poemas do Reis deliciaram-me. :rolleyes:
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 14 Mar 2007 22:08

Aignes wrote:É assim tão político o livro? Confesso que não me apercebi desse facto, mas provavelmente não soube ler bem nas entrelinhas ou foquei-me demasiado nas partes concretamente ligadas ao Reis e a Pessoa. As adaptações das suas personalidades e as inclusões dos poemas do Reis deliciaram-me. :rolleyes:

estás a falar de outro livro, o ano da morte de Ricardo Reis, nós referíamo-nos ao Alevantado do chão.

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 15 Mar 2007 23:26

Pedro Farinha wrote:
Aignes wrote:É assim tão político o livro? Confesso que não me apercebi desse facto, mas provavelmente não soube ler bem nas entrelinhas ou foquei-me demasiado nas partes concretamente ligadas ao Reis e a Pessoa. As adaptações das suas personalidades e as inclusões dos poemas do Reis deliciaram-me. :rolleyes:

estás a falar de outro livro, o ano da morte de Ricardo Reis, nós referíamo-nos ao Alevantado do chão.

Ah, certo...já cá faltava a minha parvoíce, pois claro. Mas pelo menos fico avisada, se é assim tão político sou capaz de não ler. :wink:
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 Mar 2007 11:15

O livro é bastante político, sim (entre outras coisas, é um documento explicativo da oposição de um povo contra o regime dictatorial pré 25 de Abril, com uma dose forte de intervenção comuna pelo meio), e não se importa nada em o ser, mas não é por esses lados que nos chega o prazer de o ler.

E continuo na minha: política à parte, foi o melhor Saramago dos quatro que li - é o mais coeso, o mais objectivo e o que mais nos puxa pela empatia - chega a ser um livro comovente, isto sem abdicar, por vezes, de um forte sarcasmo.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 Mar 2007 18:37

«Por dever de ofício, tive de ler um livreco pestilento e blasfemo onde o enfunado autor se enterra até às orelhas nas escorrências que destila como falsário, aleivoso e cínico!»
:biggrin: ... Batem leve, levemente, como quem chama por mim...

Acerca de "O Evangelho segundo Jesus Cristo", que continua a ser, passados alguns anos, um livro bombástico, eis um artigo muitíssimo completo (e extenso) sobre as reacções da Igreja Católica portuguesa aquando do lançamento da obra.

http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/letras/ensaio17.htm

Alguns dos comentários são mimos carinhosos lançados pelos anjos, só pode!

Neste artigo, só tenho pena que o autor não se tenha colocado à margem dos comentários, fazendo ele próprio algumas críticas às críticas apresentadas - era escusado.

Sam

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Jun 2007 15:42

sonjita wrote:foi o Ensaio Sobre a Cegueira, o prémio Nobel, esse sim é um grande livro... uma grande imaginação e uma grande capacidade de escrita.

Atenção a uma coisa: o Prémio Nobel é atribuido à obra toda, e não apenas a um livro.

E já que falas de Nobel, não sei se leste o discurso que ele fez na academia Sueca quando o ganhou. É um bocadito extenso, mas está excelente (eu delirei com aquilo).

Podes ler aqui: http://nobelprize.org/nobel_prizes/literat.../lecture-p.html

E podes ouvir aqui (escolhe a opção "Listen to a Sound Recording): http://nobelprize.org/nobel_prizes/literat...go-lecture.html

Não me digam que Saramago ganhou este prémio só por uma questão politica... acho que isso é avaliar sem conhecimento de causa porque não é a ler uma meia duzia de páginas que se pode fazer uma afirmação deste tipo.

Não é por alguém ter lido uma meia dúzia de páginas que essa afirmação anda por aí de boca em boca. A incidência da obra de Saramago recai, entre muitas outras coisas, sobre a denúncia social, sobre o perigo dos regimes políticos ditatoriais, sobre povos oprimidos, sobre a avareza do rico em relação ao pobre, sobre o poder desmezurado das intituições religiosas, etc e tal...

Dos laureados com o Nobel que já tive o prazer de ler (e por enquanto ainda são poucos), todos eles têm essa vertente em comum.

Não está em causa se o prémio foi merecido ou não (na minha opinião, e falando de razões estritamente literárias, sim, foi merecido). Acontece que há outros esritores portugueses com tanto ou mais talento que o Saramago... (é uma questão de opinião, certo, mas há muita gente a ter essa opinião).

E não me entendas mal: eu adoro a escrita do homem. :smile:

Sam

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Jun 2007 18:55

sonjita wrote:Olá... eu não te interpretei mal, nem a ti nem a ninguém... só disse aquilo porque me pareceu que a maioria das pessoas tinha uma opinião contra o homem devido a questões politicas e como tal desvalorizam um bocado a obra dele, mas fico contente por saber que não é bem assim....

Sim, certo! Quando se diz que o prémio foi (é) atribuido por razões políticas, não se está a querer afirmar que a academia Sueca é comunista. :mrgreen4nw:

Eu gosto da escrita dele.... quanto a ele não tenho muito uma opinião formada..

Same here!

Com esta conversa toda, estás-me a dar vontade de o ler outra vez.

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 15 Jun 2007 18:29

DLuciano, como membro n.º 1199 (repare-se na espantosa simetria númerica) uma apresentação não é só um favor mas uma obrigação à comunidade :laugh:

Podes passar pelo tópico e deixar uma ou outra palavra sobre a tua pessoa, embora se perceba desde já que és um "leitor normal", seja lá o que isso for.

http://www.bbde.org/index.php?showtopic=1235&hl=

Bem-vindo!
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Jun 2007 19:07

DLuciano wrote:sem querer falar muito mal do tipo

Bem, esta expressão é que está a mais no meio dessa opinião toda... :lol2:

Só uma pergunta: porque é que achas que ele é sobrevalorizado? (é que não mencionas razões em lado nenhum).

Sam

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 15 Jun 2007 19:18

Porque será que o Saramago irrita tanta gente? Muito gostava de saber. Porque penso que não é bem a escrita dele, é mais o homem. As pessoas rejeitam-no logo, sem terem a curiosidade de o lerem ou de o ouvirem. Se se dessem ao trabalho iriam ter uma surpresa. Iriam descobrir um homem que tem um mundo próprio e com um pensamento estruturado e profundo. E, muito importante, não diz lugares comuns. É politizado e depois. No mundo que vivemos, em que o capitalismo mais selvagem avança em toda a linha, é sempre bom haver alguém que chama os bois pelos nomes e que sabe que a continuarmos assim o futuro não será risonho.

Já era altura de acabarmos com os "achismos" e, por uma vez, sabermos de que é que estamos a falar.

Return to “Autores”