J.R.R. Tolkien

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Re: J.R.R. Tolkien

Postby Jorge dos Santos » 21 Aug 2008 01:28

Cada um terá a sua opinião, mas dou-te a minha que é grátis. Pode é não valer muito se a fores vender, mas como sou mais um estudioso de Tolkien, apaixonado e fanático, não podia deixar de dizer:

O Hobbit. Começar pelo Hobbit é importante, porque acontece cronologicamente antes do Senhor dos Anéis.
É de fácil leitura, para quem nunca leu Tolkien ajuda a entender o ambiente, a língua, o mapa, etc.
Depois, claro, os três volumes do Senhor dos Anéis para completar o "panorama".

Finalmente, podes começar a arriscar qualquer um dos outros, pois será mais fácil entenderes a sua importância, as narrativas e até as "maçudas" páginas do Silmarillion com todos aqueles nomes, nomes, nomes, nomes...

Eu sugiro isto. Outros irão sugerir um percurso completamente diferente! :see_stars:
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Coruja
Panfleto

Postby Coruja » 21 Aug 2008 01:37

Tocaste no ponto que me preocupa mais numa situação destas, a cronologia que os vários livros têm em comum, portanto se ninguem se opor à tua opinião, vou segui-la. É sempre bom lêr opiniões sobre os ditos "estudiosos de Tolkien". Obrigado
<div align="right"><!--fonto:Arial Narrow--><span style="font-family:Arial Narrow"><!--/fonto--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#000000--><span style="color:#000000"><!--/coloro-->Because he's the hero that Gotham deserves, but not the one it needs right now…<!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc--><br /><!--fonto:Garamond--><span style="font-family:Garamond"><!--/fonto--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#000000--><span style="color:#000000"><!--/coloro--><!--fonto:Arial Narrow--><span style="font-family:Arial Narrow"><!--/fonto-->so we'll hunt him… because he can take it… because he's not a hero… <br />he's a silent guardian, a watchful protector…<i> <br />a <b>Dark Knight</b></i><b>.</b><!--fontc--></span><!--/fontc--><!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc--></div>

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Aug 2008 02:13

Coruja wrote:Devido a estar a acabar o livro que neste momento estou a lêr e de ter "angariado" quase o dinheiro todo para a compra de mais um, andei a pesquisar sobre qual seria o meu proximo livro, e em principio vou mesmo optar por Tolkien, mas agora a minha duvida é, por qual livro é que começo? Estou com intenções de começar com os "Filhos de Hurin" e depois seguir para a trilogia, mas como vejo por aqui muitas opiniões acerca de outros livros dele, gostava de saber o que me aconselham como 1ª opção..

acho que devias começar pelo "O Hobbit", é um livro mais leve e que serve de introdução ao mundo e à história d´"O Senhor dos Aneis"

ps: nem tinha lido a opinião do Jorge dos Santos mas acaba por ser basicamente a mesma!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 21 Aug 2008 18:03

A minha sugestão vai para "O Senhor dos Anéis". É o melhor livro de Tolkien e foi por esse que também comecei.

Coruja
Panfleto

Postby Coruja » 21 Aug 2008 19:31

Obrigado pelas opiniões de todos, como nunca li Tolkien não queria logo entrar na Trilogia do "Senhor dos Aneis", porque tinha medo de apanhar um certo choque ou então não gostar, e como não gosto de deixar um história a meio, via-me obrigado a lêr a trilogia inteira mesmo ela não me agradando, por isso é que tinha optado pelos "Filhos de Hurin" para depois assim se gostasse do "ambiente da escrita dele" passar para a trilogia. Mas vim aqui perguntar e fiz bem, tocaram nos pontos que mais me preocupavam e vou então começar pelo "O Hobbit", só se alguem se impor com uma opinião muito forte para não o fazer.
<div align="right"><!--fonto:Arial Narrow--><span style="font-family:Arial Narrow"><!--/fonto--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#000000--><span style="color:#000000"><!--/coloro-->Because he's the hero that Gotham deserves, but not the one it needs right now…<!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc--><br /><!--fonto:Garamond--><span style="font-family:Garamond"><!--/fonto--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#000000--><span style="color:#000000"><!--/coloro--><!--fonto:Arial Narrow--><span style="font-family:Arial Narrow"><!--/fonto-->so we'll hunt him… because he can take it… because he's not a hero… <br />he's a silent guardian, a watchful protector…<i> <br />a <b>Dark Knight</b></i><b>.</b><!--fontc--></span><!--/fontc--><!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc--></div>

urukai
Edição Única

Postby urukai » 21 Aug 2008 19:56

Com o Hobbit vais muito bem servida e irás usufruir ao máximo depois quando leres o LOTR.

Entretanto, ouvi por aqui alguém dizer que tinha uma edicção em Português do Gnomo? Esse alguém, não me a quer vender?

Abraços
Urukai

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Aug 2008 20:51

urukai wrote:Com o Hobbit vais muito bem servida e irás usufruir ao máximo depois quando leres o LOTR.

Entretanto, ouvi por aqui alguém dizer que tinha uma edicção em Português do Gnomo? Esse alguém, não me a quer vender?

Abraços
Urukai

não quero meter foice na seara alheia mas essa edição tem muito valor sentimental por isso não contes com isso

urukai
Edição Única

Postby urukai » 21 Aug 2008 20:53

grayfoxpt wrote:
urukai wrote:Com o Hobbit vais muito bem servida e irás usufruir ao máximo depois quando leres o LOTR.

Abraços
Urukai

não quero meter foice na seara alheia mas essa edição tem muito valor sentimental por isso não contes com isso

Tinha de tentar! :wink:

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 21 Aug 2008 21:28

urukai wrote:Entretanto, ouvi por aqui alguém dizer que tinha uma edicção em Português do Gnomo? Esse alguém, não me a quer vender?

:lol2: O problema dos valores sentimentais é que se não forem problemas de valor, não são apenas sentimentais, são, isso sim, os tais sentimentos que fazem tudo valer demais!

Tal como já foi dito por alguém :wink: há coisas que não estão à venda!
Mas vendo fotos da capa a 5 euros cada! :whistling:

:lol2:
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 21 Aug 2008 22:40

urukai wrote:Entretanto, ouvi por aqui alguém dizer que tinha uma edicção em Português do Gnomo? Esse alguém, não me a quer vender?

Só por curiosidade: quanto ofereces? :wink:

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Aug 2008 23:45

Coruja,

Às duas opiniões já publicadas a respeito do Hobbit, junta mais uma. COMEÇA PELO HOBBIT, depois passa para o Lord of The Rings. Esquece, para já, "Os Filhos de Hurin" - isso virá por acréscimo se e só se tiveres gostado dos anteriores.

Sou sensível ao teu argumento de teres medo de entrar logo de chapa no Lord of the Rings e depois não gostares. Apesar de pensar que é provável que isso não a aconteça, é mais uma razão para leres o Hobbit primeiro - é um livro pequenito (isto para acrescentar à razão principal, que é a precedência em termos narrativos).

Espero ter ajudado.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Coruja
Panfleto

Postby Coruja » 22 Aug 2008 00:30

Sim, obrigado Samwise. Vou mesmo optar pelo Hobbit, já tenho o dinheiro suficiente e vai ser essa a minha escolha. Obrigado pela ajuda :thumbsup:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 10 Jul 2009 11:17

Para começar por uma obra, eu recomendo, ao contrário do que tem sido feito aqui, por começar n' "O Senhor dos Anéis".
Tem um estilo totalmente distinto do Hobbit apesar de ser mais pesado, mas traduz melhor o que é a ideia de Tolkien para a Terra Média. O Hobbit é um conto um pouco leve e superficial, quando comparado, escrito num estilo que foge às restantes obras do autor e portanto, o começar pelo Hobbit pode levar alguém a investir num autor que afinal... não gosta!

Quanto a obras maiores: para mim é claramente e de longe "O Silmarillion"! :whistling: Claro que isto de opiniões cada um tem a sua, mas na minha óptica, no Silmarillion estão presentes todos os traços fundamentais da mitologia da Terra Média e isto não é dizer pouco! Tolkien disse em vida que a Terra Média era para ele uma forma de aplicar todas as línguas que ele criava (citation needed :wink: ) e aí ele foi um profícuo autor. Aliás, na minha opinião, é aqui que Tolkien se começa a distanciar de todos (ou da larga marioria, vá lá...) os restantes autores de fantasia. As línguas, quer a dos orcs (apesar de mal explorada, como o proprio reconhece), passando pela dos anões e tendo o seu apogeu máximo nas línguas élficas (Sindarin e Quenya) estavam todas criadas à partida para um lugar, lugar esse que seria um mundo paralelo ao nosso... Tão paralelo que teria o mesmo nome do nosso: Terra Média (TM; que como já outra pessoa referiu a "posts" tantos, não passa de uma tradução livre do termo Midgård - mundo do meio - o local onde vivem os humanos na mitologia Nórdica).

O esforço de criar um mundo à imagem do nosso não acaba aqui! Toda a mitologia que envolve a TM é uma mescla de crenças e mitologias do nosso mundo, desde a reincarnação dos elfos (não explorada no SdA), as crenças Messiânicas (Elessar) aliadas a uma panóplia de criaturas que, exepção feitas aos hobbits, não têm nada de novo! Tolkien cria um mundo, sem inventar o mundo, e isso, creio-o, é a fórmula para o seu sucesso! Quando leio outros autores de fantasia vejo uma preocupação extrema em inventar: mundos, linguagens, criaturas! Tolkien não o fez! Tolkien conta-nos o nosso mundo visto por outros olhos e é dessa simplicidade que sai a complexidade da TM, toda ela magnificamente narrada no SdA.

A mitologia no entanto só é explorada ao máximo em o Silmarillion, desde o relato da criação do Mundo até ao seu fim! Ler o Silmarillion é, no entanto, ler uma obra inacabada. Para tal sugere-se a continuação para "Contos Inacabados" (Unfinished Tales), também ele muito valioso, e o mais recente "Os Filhos de Húrin".

Quanto ao Tom Bombadill... tudo o que Tolkien lhe dedica devia ser queimado :devil2: :lol2: !!!!!!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 10 Jul 2009 11:37

Bugman wrote:o começar pelo Hobbit pode levar alguém a investir num autor que afinal... não gosta!

confesso que não percebi este raciocínio, ou quiseste dizer que ao começar por ler o hobbit pode-se ficar com uma ideia da escrita dele, e depois investir para O senhor dos aneis e não gostar, o que é o mesmo que investir logo com O senhor dos aneis com a diferença de que antes se leu um livro que gostou; ou quiseste dizer que ao ler o hobbit e não se gostar pode-se ficar com uma ideia errada do autor, mas expressaste-te mal.

não tomes como uma crítica, fiquei mesmo confuso!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 10 Jul 2009 12:59

grayfoxpt wrote:
Bugman wrote:o começar pelo Hobbit pode levar alguém a investir num autor que afinal... não gosta!

confesso que não percebi este raciocínio, ou quiseste dizer que ao começar por ler o hobbit pode-se ficar com uma ideia da escrita dele, e depois investir para O senhor dos aneis e não gostar, o que é o mesmo que investir logo com O senhor dos aneis com a diferença de que antes se leu um livro que gostou; ou quiseste dizer que ao ler o hobbit e não se gostar pode-se ficar com uma ideia errada do autor, mas expressaste-te mal.

não tomes como uma crítica, fiquei mesmo confuso!

Da forma como escrevo está implícito que o leitor gostou do Hobbit e vai procurar mais obras de um autor, que afinal não gosta.

A ideia é que o Hobbit não passa de uma ilha no que Tolkien escreve sobre a TM.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Return to “Autores”