J.R.R. Tolkien

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
pageHunter
Edição Limitada

Re: J.R.R. Tolkien

Postby pageHunter » 10 Jul 2009 13:58

Bugman wrote:
grayfoxpt wrote:
Bugman wrote:o começar pelo Hobbit pode levar alguém a investir num autor que afinal... não gosta!

confesso que não percebi este raciocínio, ou quiseste dizer que ao começar por ler o hobbit pode-se ficar com uma ideia da escrita dele, e depois investir para O senhor dos aneis e não gostar, o que é o mesmo que investir logo com O senhor dos aneis com a diferença de que antes se leu um livro que gostou; ou quiseste dizer que ao ler o hobbit e não se gostar pode-se ficar com uma ideia errada do autor, mas expressaste-te mal.

não tomes como uma crítica, fiquei mesmo confuso!

Da forma como escrevo está implícito que o leitor gostou do Hobbit e vai procurar mais obras de um autor, que afinal não gosta.

A ideia é que o Hobbit não passa de uma ilha no que Tolkien escreve sobre a TM.

Eu li o Hobbit antes do Senhor dos Aneis (se bem aque ainda só li ainda o primeiro livro da trilogia), e isso fez-me perceber muito melhor a história por detrás do anel, assim como a história do Gollum, que é a meu ver uma das personagens mais interessantes da saga.

Quanto à comparação entre Hobbit e Senhor dos Anéis, penso que o estilo é o mesmo, se bem que a narrativa é bastante mais detalhada e aprofundada na trilogia. No entanto o tema é o mesmo e o estilo o mesmo, ou muito parecido. Não me parece que existam muitas pessoas que tenham lido o Hobbit que se desiludam com o Senhor dos Aneis, mas isto é a minha opinião.

Por falar em Senhor dos Aneis.. Tenho de começar a pensar em reler A Irmandade do Anel e finalmente ler os outros dois, para ler a trilogia completa!
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 29 Dec 2009 23:55

Ao ler o resumo sobre os Hobbit´s que está no livro " Irmandade do anel " deixa-me bastante curioso, não sabia que esses seres mais pequenos que os anões , podiam comer até seis refeições por dia ou que estão divididos em três raças bem diferentes, os Harfoots, Stoors e Fallohides :stu:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 30 Dec 2009 00:51

ao contrário do que te possam tentar dizer, o hobbit+o senhor dos anéis são obras muito interessantes
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 30 Dec 2009 11:05

Diria mesmo mais: são obras essenciais!

AeGLos
Comic Book

Postby AeGLos » 30 Dec 2009 18:24

Juntem aí o Silmarillion se fizerem favor :notworthy:

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 03 Jan 2010 15:08

O Hobbit e a trilogia do Sr. dos Anéis seguem uma sequência, certo?
E os outros livros dele, como se relacionam com estes quatro?
São a continuação da história? Passam-se no mesmo universo? como é?

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 03 Jan 2010 15:23

nimzabo wrote:O Hobbit e a trilogia do Sr. dos Anéis seguem uma sequência, certo?
E os outros livros dele, como se relacionam com estes quatro?
São a continuação da história? Passam-se no mesmo universo? como é?

Não é necessário ler O Hobbit para compreender a história de O Senhor dos Anéis. Mas, se uma pessoas quiser ler ambos, é recomendável que leia primeiro O Hobbit, porque a história é anterior à de O Senhor dos Anéis. Os livros estão ligados pela história de um dos anéis, esse anel e alguns personagens aparecem em ambos os livros.

O Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion, Os Filhos de Húrin, Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média e As Aventuras de Tom Bombadil (e outros livros não traduzidos para português), contam histórias passadas na Terra Média. As histórias de O Silmarillion também abrangem outros locais do mesmo universo.

Há personagens de O Senhor dos Anéis cujas histórias são aprofundadas noutros livros. As Aventuras de Tom Bombadil está ligado com a primeira parte de O Senhor dos Anéis na medida em que o Tom Bombadil aparece em ambos os livros, mas As Aventuras de Tom Bombadil não é de leitura essencial para quem ler O Senhor dos Anéis. Nem os outros livros sobre a Terra Média são, a importância da sua leitura prende-se com a compreensão da Terra Média e da sua história. Em O Sillmarillion aparecem alguns elfos conhecidos de quem leu O Senhor dos Anéis e em Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média fica-se a saber mais sobre Gondor, por exemplo.

Recomendo a leitura de Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média a quem gostou de O Senhor dos Anéis, como leitura complementar. O Sillmarillion não tenho tanta facilidade em recomendar, é muito descritivo, com histórias mais longas, onde aparecem muitas personagens estranhas a quem leu O Senhor dos Anéis. Não li Os Filhos de Húrin, pouco sei sobre esse livro.

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 03 Jan 2010 17:28

:thumbsup:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Jan 2010 17:38

Cerridwen wrote:Recomendo a leitura de Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média a quem gostou de O Senhor dos Anéis, como leitura complementar. O Sillmarillion não tenho tanta facilidade em recomendar, é muito descritivo, com histórias mais longas, onde aparecem muitas personagens estranhas a quem leu O Senhor dos Anéis.

Hee hee...

Eu faço a recomendação contrária: ler o Sillmarillion e deixar de lado o Contos Inacabados. É um livro belíssimo, mesmo que algo descritivo e intrincado.

O Sillmarillion é uma espécie de Antigo Testamento da Terra-Média (o "local" onde se passa a acção do Hobbit e do LOTR), e narra a criação desse mundo pelos deuses a algumas histórias do princípio dos tempos. Para quem ficou fascinado com a leitura desses outros livros (H e LOTR), este é um complemento imperdível.

Em todo o caso, a ordem de leitura deve ser: o The Hobbit, LOTR, e a seguir qualquer um dos outros.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 03 Jan 2010 17:43

Olha, mais um que ficou a meio. O Sillmarillion. Mas só porque não estava a perceber nada daquilo.
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 03 Jan 2010 20:12

Arsénio Mata wrote:Olha, mais um que ficou a meio. O Sillmarillion. Mas só porque não estava a perceber nada daquilo.

Eu tenho-o cá em casa há anos e ainda não o li ... nem o folheei sequer...

p.s. - talvez se prenda com o facto de ter lido o hobbit e o LOTR quando tinha 16 anos ... e entretanto aparecerem outras obras... :whistling:

AeGLos
Comic Book

Postby AeGLos » 04 Jan 2010 15:51

Eu partilho da opinião do Sam, o Silmarillion é por si só um excelente "stand alone" que equivale ao Genesis do Antigo Testamento. Dada a quantidade de nomes/personagens presentes convem ser lido por aqueles que, após terem lido o Hobbit e os 3 LOTR, ficaram com curiosidade em relação a certos temas que são abordados superficialmente nesses livros e que só tem explicação no Silmarillion (falo dos aneis do poder, da espada do Aragorn, de algumas personagens tais como a Galadriel, Elrond, o Gandalf e o proprio Sauron). Os primeiros 2 capitulos do livro e a explicação de como a terra média é criada são de cortar a respiração (do meu ponto de vista). Sem duvida um livro a ler ainda que aos mais desinteressados possa parecer um tudo ou quanto maçudo. As Aventuras do Tom Bombadil e os Contos Inacabados recomendo apenas aos mais viciados na matéria porque não acrescentam muito de novo. Tambem n posso falar dos Filhos de Hurin porque nunca li, mas suponho que siga a mesma linha dos dois mencionados.

RuiSilva
Panfleto

Postby RuiSilva » 04 Jan 2010 21:13

Reli recentemente o Silmarillion, depois de ter lido o Hobbit e a trilogia do Senhor dos Anéis. 

Quando já se está por dentro do legendarium da Terra Média, o Silmarillion torna-se um livro belíssimo. Mas tem de se ter o cuidado de não tentar decorar todos os nomes. Isso é humanamente impossível. Deve ler-se absorvendo a génese das histórias, pois, desse modo, facilmente ficam muitas das passagens do livro gravadas na memória.

Deve ler-se o Silmarillion com um mapa de Beleriand ao lado, pois facilita (e muito...) a leitura e a percepção dos acontecimentos.   :stu:

Para quem quiser ler pela melhor sequência, então este é o melhor método:

- Ler o "Ainulindalë" (Silmarillion)
- Ler o "Valaquenta" (Silmarillion)
- Ler "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar" (Silmarillion)
- Ler o livro "Os Filhos de Húrin"
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e da sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até ao fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até ao fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron, até à penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até ao Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos Contos Inacabados.
- Prosseguir nos apêndices do SdA a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "À Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Irmandade do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até ao encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Regresso do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Segui este mapa de Leitura e fiquei com uma excelente perspectiva de todo o legendarium, que considero fascinante.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 04 Jan 2010 22:23

Se calhar ainda vou a tempo de tentar essa sequência, parece ser bastante mais enriquecedor. Como só tenho a triologia terei que arranjar os outros.
Vou arriscar, obrigado Ruisilva, pela dica.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Jan 2010 23:26

RuiSilva wrote:Para quem quiser ler pela melhor sequência, então este é o melhor método:

- Ler o "Ainulindalë" (Silmarillion)
- Ler o "Valaquenta" (Silmarillion)
- Ler "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar" (Silmarillion)
- Ler o livro "Os Filhos de Húrin"
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e da sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até ao fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até ao fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron, até à penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até ao Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos Contos Inacabados.
- Prosseguir nos apêndices do SdA a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "À Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Irmandade do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até ao encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Regresso do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Segui este mapa de Leitura e fiquei com uma excelente perspectiva de todo o legendarium, que considero fascinante.

Bom... depois disto pouco mais há a sugerir! :biggrin:

Só uma questão - "Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion. - só mesmo a última página? É que antes dessa ainda estão 25 que não ficam contempladas na leitura... :tongue:

BTW - Bem-vindo Rui.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Autores”