Charles Bukowski

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
sigbjorntrumbaugh
Rascunho

Re: Charles Bukowski

Postby sigbjorntrumbaugh » 12 Jan 2010 23:08

Estive a ler alguns dos posts posts antigos deste tópico e fiquei algo triste por não entenderem, pelo menos em certa medida, o pobre Buk. Enfim, era um tipo introvertido para a sua própria amargura...mas machista? Enfim, nunca li uma linha sua em que mandasse uma mulher para a cozinha, ou lhes criticasse a condução, ou dissesse que só serviam para uma coisa e uma coisa só. Nunca sequer li nada de um machismo encapotado__ pelo menos, nada fora dos propósitos cómicos e auto-críticos que prezava. E, em sua defesa, o velho Buk__ sim, o amargo e velho Buk, o amargo e cansado de tentar amar ou ser amado Buk __ ainda tinha uma opinião bastante admirável sobre as mulheres.
Uma vez que ele se via como um emplastro de carências e cuidados, e isto a despeito de confissões literais sobre o caso, um dia, de braço sobre o ombro da sua mulher__ Linda, se não erro... __, disse isto e disse-o certo: as mulheres são fortes...muito mais fortes do que se lhes dá crédito. Para quem o ache nihilista isto deve cair que nem uma luva pois, a um tipo que se detesta veementemente, como ele fazia, o amor de uma mulher, ou doutro ser humano, teria que ser um pequeno prodígio de potência, e força, para que acreditasse nele e assim o sentisse.
Digo só que, amar aquele velho não era nada fácil porque, primeiro que o resto, ele teria que nos deixar fazê-lo; não é verdade?
No que à escrita concerne, isso era fácil; aí ele apresentava-se como o herói, ou anti-herói, adorável que era. Mas na sua vida privada, duvido que fosse assim... Bem, com certeza que eu não lhe aturaria as bezanas e aquele especial talento para a auto-destruição e muito menos as agressões; ainda que o amasse como...um pai ou um irmão ou o que fosse. Na realidade, amá-lo, amá-lo mesmo, só amou a sua última mulher__ uma que levou um pontapé dele quando gravavam um documentário; situação delicada essa...não o abandonou porém...quando mulher mulher o faria pela sua dignidade.
Enfim, pode dizer-se que ele arranjou alguém típico para aguentar repetidos cenários de abuso__ enfim, aquela velha dinâmica do "quanto mais me bates mais eu blá-blá-blá." Mas eu digo em retorno que, ao contrário do típico copofonista, que malha na mulher quando o Benfica perde e a sopa é caldo verde, ele ainda dizia: as mulheres são mais fortes do que se lhes dá crédito.
Ela não o abandonou, nem o queria; repare-se. E quem sabe bem da sua vida, além da sua obra, sabe igualmente o que quero dizer com isto. O Buk mudou e mudou muito ao entrar na velhice. Dantes, ele pensava que todo o sucesso e mulheres e o resto tinham chegado tarde demais para ele; ainda com tudo pelo qual tinha lutado, ainda sendo o Senhor do seu Tempo, tudo tinha chegado demasiado tarde__ ele não tinha reparo, pensava... Só que, entenda-se isto: uma mulher deu-lhe a volta e fê-lo deixar esta terra sóbrio, compassivo, satisfeito: feliz. Uma mulher chegou através e marcou a diferença onde ninguém o poderia fazer. Não foi só o caso de ele deixar que isso acontecesse, ou o caso de ele o querer pela sua salvação. O caso foi o seguinte, ele foi amado por uma mulher e mudou... Só isto: puro e simples.
Mesmo que não se acredite nisto, leia-se o seguinte poema e diga-se que ele é machista, nihilista, ruim:

there's a bluebird in my heart that
wants to get out
but I'm too tough for him,
I say, stay in there, I'm not going
to let anybody see
you.
wants to get out
but I pour whiskey on him and inhale
cigarette smoke
and the whores and the bartenders
and the grocery clerks
never know that
he's
in there.

wants to get out
but I'm too tough for him,
I say,
stay down, do you want to mess
me up?
you want to screw up the
works?
you want to blow my book sales in
Europe?
wants to get out
but I'm too clever, I only let him out
at night sometimes
when everybody's asleep.
I say, I know that you're there,
so don't be
sad.
then I put him back,
but he's singing a little
in there, I haven't quite let him
die
and we sleep together like
that
with our
secret pact
and it's nice enough to
make a man
weep, but I don't
weep, do
you?

...

horaciosilva
Panfleto

Postby horaciosilva » 02 Feb 2010 16:53

Sem querer polémicas, pois estou aqui para descobrir e partilhar, na minha humilde opinião, Bukowski não só é um autor (não disse escritor) sublime como um pensador cujas propostas sociológicas e intelectuais, sem o serem deliberadas, deveriam ser de leitura obrigatória em muitos contextos.

E o asco que ele provoca em alguns leitores apenas confirma o que enunciei acima.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Feb 2010 16:57

horaciosilva wrote:Sem querer polémicas, pois estou aqui para descobrir e partilhar, na minha humilde opinião, Bukowski não só é um autor (não disse escritor) sublime como um pensador cujas propostas sociológicas e intelectuais, sem o serem deliberadas, deveriam ser obrigatórias em muitos cursos obrigatórios.

E o asco que ele provoca em alguns leitores apenas confirma o que enunciei acima.

Não querendo contrariar a tua opinião em relação ao homem, em que é que o "asco provocado em alguns leitores" torna determinado autor num "pensador cujas propostas sociológicas e intelectuais, sem o serem deliberadas, deveriam ser obrigatórias"? :mrgreen:

(não consideres isto como uma tentativa de "entrar em polémicas", mas apenas uma tentativa de perceber o teu raciocínio ;) ).
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

horaciosilva
Panfleto

Postby horaciosilva » 02 Feb 2010 19:59

Bukowski mexe muito com o convencional, o instituído, o confortável das sociedades - tudo o que se toma por dado adquirido e que nos custa questionar. Nalgumas almas o efeito chega a ser agónico!... W. Burroughs, Kerouac (menos), Ginsberg et alii tinham (e pelos vistos têm) esse efeito.

E não me entendas mal, oh Samwise; eu não me importo com polémicas; não quero é ofender ninguém. Como disse, vim aqui para aprender, descobrir, partilhar, não para chatear ninguém. E estás à vontade para me questionar! :cheers:

horaciosilva
Panfleto

Postby horaciosilva » 12 Feb 2010 16:52

Acabei de reler Post Office e compreendo que se caracterizem as personagens de Bukowski, neste caso o Chinaski, como bêbedos, machistas e coisas assim. Compreendo, mas, de novo, e desta vez claramente, rejeito. A personagem respeita e idolatra as mulheres que vai conhecendo. Sim, às vezes, apetece-lhe dar-lhes uma lambada (mas isto é porque é humano, não porque é homem); outras, vê-as de um ponto de vista gastronómico, mas isso não é machismo, é apetite. (E, já agora, lá porque gostamos muito de coelho(s) não quer dizer que tenhamos que passar a comer só cenouras...)

Se dissermos, ao contrário, que Chinaski-Bukowski recusa o politicamente correcto, que confronta o absurdo do materialista, que se enjoa com o conformismo, que descreve a crueldade estúpida do poder burocrático ou que abomina os perigos do facilitismo intelectual, e, acima de tudo, que Bukowski escreveu há quase 40 anos atrás The Post Office, e se olharmos para o vício contemporâneo do politicamente ajeitadinho, então melhor será que nos olhemos bem ao espelho e façamos uma escolha: quero ou não conhecer-me melhor?

amulhercerta
Manifesto

Postby amulhercerta » 12 Jun 2013 09:50

horaciosilva wrote:Acabei de reler Post Office e compreendo que se caracterizem as personagens de Bukowski, neste caso o Chinaski, como bêbedos, machistas e coisas assim. Compreendo, mas, de novo, e desta vez claramente, rejeito. A personagem respeita e idolatra as mulheres que vai conhecendo. Sim, às vezes, apetece-lhe dar-lhes uma lambada (mas isto é porque é humano, não porque é homem); outras, vê-as de um ponto de vista gastronómico, mas isso não é machismo, é apetite. (E, já agora, lá porque gostamos muito de coelho(s) não quer dizer que tenhamos que passar a comer só cenouras...)

Se dissermos, ao contrário, que Chinaski-Bukowski recusa o politicamente correcto, que confronta o absurdo do materialista, que se enjoa com o conformismo, que descreve a crueldade estúpida do poder burocrático ou que abomina os perigos do facilitismo intelectual, e, acima de tudo, que Bukowski escreveu há quase 40 anos atrás The Post Office, e se olharmos para o vício contemporâneo do politicamente ajeitadinho, então melhor será que nos olhemos bem ao espelho e façamos uma escolha: quero ou não conhecer-me melhor?

Li dois livros dele. Ham on Rye e Factotum.
Ham on Rye é a infância, Factotum a fase adulta.
Adorei ambos. Aliás, eu adoro Bukowski. Pela escrita crua, sem floreados, com humor. O único escritor que conheço verdadeiramente (mesmo sem conhecer).
Este homem é fantástico.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 12 Jun 2013 10:19

Só li o Post Office e a sensação com que fiquei é que ele é, no fundo, até é bastante terno com as mulheres.

É necessário realçar que as mulheres com quem ele se relaciona, são mulheres vividas, com esperteza de rua e, elas próprias agressivas e independentes. É natural que a personagem dele choque com as mesmas e resultem alguns atritos. Mas certas passagens, deram-me a entender que ele nutria por elas um enorme carinho e que, no fim de contas, quem sofria era ele por debaixo daquela aparência machista e, de certa forma, defensiva.

Gostei do Post Office mas pareceu-me que o resto da obra seria mt semelhante pelo que não li mais nada dele.

Return to “Autores”