Page 1 of 1

África

Posted: 21 Apr 2005 22:14
by anavicenteferreira
A minha África é a África da voz de vó Joana.
Ela sentava-se na cama alta, para onde eu tinha de trepar à força de braços e barriga. Pequena e forte; rosto redondo, rugas muitas; olhos chorosos de uma cor indefinida, leitosa, às vezes aumentados pelas lentes grossas dos óculos; cabelos brancos e cor de marfim; mãos inchadas e nodosas - e a voz.
Uma voz que me pegava pela mão e me levava para lá do mar. E na voz da minha vó eu percorria ruas cheias de árvores e as árvores são todas amoreiras a que o meu irmão subia para descer mais tarde com a camisa branca tinta do sangue da fruta. Na voz da minha vó havia os morangos ainda verdes que a garota da casa ao lado vinha roubar ao quintal, havia mangas e papaias e tomateiros a crescerem de mote próprio, havia o cheiro dos pinhais da Namacha, as águas e os peixes do Maputo e do mar. E havia gentes e bichos e mato. E um céu que mal cabia nas palavras. Um dia a mente da minha vó seguiu também a sua voz e a África veio toda para o quarto dela.
A minha vó já partiu há muito para uma outra África qualquer. Ficaram-me uns óculos grossos no fundo de uma gaveta e uma mania de contar histórias. E esse quarto, que já foi África, é agora a sala onde escrevo.
E de vez em quando, quando a escrita me leva pelas horas quietas do dia, quase juro sentir um cheiro a mar e a pinho e a fruta madura, num céu onde existem todas as palavras.

Re: África

Posted: 21 Apr 2005 23:18
by Cerridwen
Está muito interessante. Essas referências a África e a frutas, dão ao texto uma vitalidade e uma "frescura" agradáveis. :)

Re: África

Posted: 22 Apr 2005 08:07
by Thanatos
Que agradável memória! Também retenho imagens duma África que tal como a da vó Joana era um local de abertura, de amplos espaços, de enormes imensidões calmas onde o zumbido dos insectos criava a Sinfonia dos Sentidos.

Um texto muito bom, anavicenteferreira!

Re: África

Posted: 22 Apr 2005 11:32
by Samwise
O mundo maravilhoso da nostalgia ganha presença nas nossas mentes através de textos destes.

Ainda que numa parcela muito pequena da ilusão, quem lê este texto consegue viajar para a África das tuas memórias...
E que deliciosa que está!

Sam

Re: África

Posted: 22 Apr 2005 18:16
by Pedro Farinha
Adorei o texto. Eu que não tenho memórias de África (quer dizer apenas da Tunisia) quase que senti o cheiro e o sabor dessa África que vi em filmes e li em diversos autores.

Num outro tópico falava da dicotomia entre a história e a qualidade de escrita, para mim esta última é mais importante; e gostei da forma, do som das palavras e do ritmo que impuseste às palavras.

Re: África

Posted: 22 Apr 2005 22:32
by Drops
É bom saber que há mais quem tenha quem conte hisórias daquela África gigante onde as distâncias eram sempre pequenas...
O texto está fantástico, conseguis-te levar-me àqueles almoços de família, euque desde miúda me deliciava com as histórias dessa terra maravilhosa, e infelizmente distante no tempo...

Parabéns Ana ;)

Re: África

Posted: 23 Apr 2005 09:53
by anavicenteferreira
Eu acho que tive mesmo muita sorte em ter alguém que me contasse histórias, sobre África e sobre outras coisas também. E tive ainda mais sorte por só termos tido televisão quando eu tinha uns 6 anos. Duvido que escrevesse hoje se não fossem estas duas coisas.