Olympus

Pedro Farinha
Edição Única

Olympus

Postby Pedro Farinha » 17 Feb 2010 02:03

A cidade de Olympus é uma cidade intermédia, uma cidade de passagem onde vive um estranho eremita que debruçado sobre os seus papéis faz a contabilidade do tempo. Esta não é uma cidade fantástica, é a cidade possível, onde o desfiladeiro do tempo se imobilizou na corda bamba da vida.

Mas se esta cidade é gélida à noite, há dias onde o sol rompe as barreiras ou o vento dispersa as nuvens. São dias felizes onde a cidade se ilumina para receber as gargalhadas dos duendes ou os beijos de uma feiticeira. São os intervalos do tempo. Onde a vida corre e ri até se desvanecer outra vez.

Estranha esta cidade do tempo parado. Das rotinas inexistentes. De ruas agrestes e dos carinhos suaves que passam como uma brisa flutuante mas que permanecem nos olhos do eremita.

Pelas ruas escapa-se o vento, deixando atrás de si turbilhões e redemoinhos que arrastam atrás de si papéis com escritos inacabados em volteios infinitos.
São as palavras não ditas do eremita. Tantas vezes escritas e outras tantas rasgadas. Mas eis que uma folha se afoga numa poça de água dando-me tempo para que a leia antes que a tinta escorra viscosa e as letras percam a definição. Trata-se de um pensamento – “Quem vive a sua verdade não teme consequências nefastas.”

Um gato, orgulhosamente vadio, arqueia-se num sussurro de patas e passa altivo à minha frente. Sigo-o com o olhar, não sei para onde vai nem que faz ele nesta cidade semi-deserta onde não adivinho onde encontra alimento. Olha para as folhas num rodopio e salta sobre uma devorando-a rapidamente. Não há dúvida, encontrou palavras suculentas.

Estranho alimento mesmo para um gato. Mas estamos em Olympus, uma cidade que não é fantástica, mas que se alimenta de fantasia. Uma cidade que sabe que no final dos tempos tudo fará sentido porque não há nada que detenha a natureza de seguir o seu rumo.

Samwise
Realizador

Re: Olympus

Postby Samwise » 17 Feb 2010 11:20

Está com a suavidade impaciente que caracteriza uma boa parte dos teus escritos. O tal veludo sonhador que os torna muito agradáveis de ler.

Gostei muito desta frase:

Pedro Farinha wrote: Esta não é uma cidade fantástica, é a cidade possível, onde o desfiladeiro do tempo se imobilizou na corda bamba da vida.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Lazy Cat
Livro Raro
Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Postby Lazy Cat » 17 Feb 2010 11:40

Já tinha saudades dos teus textos, Pedro. =)
Image
Image When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead. True story

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 17 Feb 2010 12:08

Mais uma das tuas cidades mágicas, Pedro - mesmo que de passagem, mesmo que semi-deserta, mesmo que colhida numa esquina incerta do tempo e do espaço, um parado e o outro difuso, onde um passageiro do vento a pode encontrar e o seguinte já não, levados que são por brisas diferentes - ou vendavais.

Pedro Farinha wrote:no final dos tempos tudo fará sentido porque não há nada que detenha a natureza de seguir o seu rumo.

:bow:
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 17 Feb 2010 12:43

Um texto muito bonito, na forma e no conteúdo.
Parabéns.
:tu:

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 18 Feb 2010 00:38

Obrigado

Por acaso acho as outras duas cidades ficaram mais bem conseguidas do que esta. Mas a frase que eu mais gosto foi também a que o Sam referiu. Essa e esta:

Um gato, orgulhosamente vadio, arqueia-se num sussurro de patas e passa altivo à minha frente.

O resto merecia uma segunda demão. Mas não me apeteceu :)

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 19 Feb 2010 01:25

Há qualquer coisa na tua escrita, Pedro, que me desperta vontade de pegar na obra de Schuiten e Peeters.

Isto é um elogio, dos mais elevados que consigo dar. Pelo menos a esta hora. ^_^

Curiosamente, ou talvez nem por isso, Schuiten desenhou algumas galerias de Metropolitano.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 19 Feb 2010 01:27

Samwise wrote:Gostei muito desta frase:
Pedro Farinha wrote: Esta não é uma cidade fantástica, é a cidade possível, onde o desfiladeiro do tempo se imobilizou na corda bamba da vida.

Concordo plenamente. Soberba. :tu:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 19 Feb 2010 11:09

Thanatos wrote:Há qualquer coisa na tua escrita, Pedro, que me desperta vontade de pegar na obra de Schuiten e Peeters.

Isto é um elogio, dos mais elevados que consigo dar. Pelo menos a esta hora. ^_^

Curiosamente, ou talvez nem por isso, Schuiten desenhou algumas galerias de Metropolitano.

Comigo aconteceu o mesmo! :rolleyes:

Return to “Pedro Farinha”