Dia do Pai

Pedro Farinha
Edição Única

Dia do Pai

Postby Pedro Farinha » 18 Mar 2010 23:52

Amanhã vão correr para mim e abraçar-me e logo depois afastarem-se, meios constrangidos com a demonstração pública de afecto. Vamos andar os três lado a lado, os passos a emaranharem-se uns nos dos outros e as palavras a atropelarem-se enquanto cada um tenta contar algo divertido que se passou no seu dia.

Depois haverá momentos de silêncio e de sorrisos cúmplices em que nos sentiremos ainda mais próximos do que quando falamos, os olhares a convergirem para um barco que passa ao fundo, ou apenas para as folhas a voarem ao vento. Olharei para vocês e terei a certeza absoluta que estaremos sempre juntos, mesmo quando não o estamos.

Depois, para evitar a pieguice, iniciaremos a sessão de parvoíces, das gargalhadas ao vento e das pequenas picardias. O dia decorrerá pela noite dentro e ninguém terá vontade de ir para a cama ou sentirá o peso das horas nas pálpebras.

Finalmente, discretamente, ficarei a ouvir-vos adormecer e uma lágrima teimosa tentará escorrer pela cara abaixo, num escorrega de emoções que não permitirei, porque a felicidade de vos ter como filhos não é compatível com lágrimas salgadas.

E tudo isto será assim, não por ser dia 19 de Março mas por ser um dia do Pai.

croquete
Edição Limitada

Re: Dia do Pai

Postby croquete » 19 Mar 2010 01:29

:D :D :D
Parabéns Pedro.
Belo Texto.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Mar 2010 11:32

Muito bom, Pedro.

O pai que o acabou de ler revê-se nas tuas palavras. :)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Madame Butterfly
Manifesto

Postby Madame Butterfly » 19 Mar 2010 12:02

:) Lindo
Até eu me revejo numa parte deste texto, mas tratando-se de 2 meninas, não haveria restrições em relação à pieguice ;)

:hug: Felizes dias do pai...

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 19 Mar 2010 12:13

Texto bonito, tocante como tantos dos teus.
Há apenas uma coisa com que não concordo:
Pedro Farinha wrote:Finalmente, discretamente, ficarei a ouvir-vos adormecer e uma lágrima teimosa tentará escorrer pela cara abaixo, num escorrega de emoções que não permitirei, porque a felicidade de vos ter como filhos não é compatível com lágrimas salgadas.

As lágrimas felizes não sabem a sal, antes encerram uma doçura especial vedada a quem nunca as experimentou.

Tão doce como o teu amor pelos teus filhos, tão bem captado em mais um recorte teu.
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 19 Mar 2010 13:59

Pedro Farinha wrote: E tudo isto será assim, não por ser dia 19 de Março mas por ser um dia do Pai.

Gostei especialmente da forma como terminaste, daquele artigo indefinido. :bow:
Belíssimo texto :tu:

P.S. Eu sou um pouco diferente: venham as parvoíces, venham as pieguices, venham as lágrimas com sabores diversos (concordo com a Ripley ;) ) :P
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Lazy Cat
Livro Raro
Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Postby Lazy Cat » 19 Mar 2010 14:26

Pois, dia do Pai, tá bem. E não é assim durante todo o ano? Ou é só uma vez por abno que há abraços, pieguices, parvoíces, sorrisos cumplices, e acima de tudo, falta de vontade de ir dormir?

Estes dias disto e daquilo têm o dom de me irritar. Que parvoíce ter de haver um dia específico para nos lembrar-mos do pai, da mãe, do filho, da avó, do cão, do ambiente...! Por favor...
Image
Image When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead. True story

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 19 Mar 2010 15:35

Discordo.

Este tipo de "dias" são lembretes.
Sim, embora não sejam mais importantes que outro qualquer no contexto específico da parentalidade, são mesmo assim necessários para lembrar estas carcaças velhas que a parentalidade deve ser celebrada.

Eu também gosto de dizer que os gestos de amor não têm data. E não devem ter. O problema é que este enorme disparate a que chamamos de "a vida" não é feito apenas disso.

E quantas, quantas vezes não acabamos por adiar indefinidamente as coisas que são realmente importantes ?

( E agora venham de lá dizer que ficam mais estúpidos porque não percebem o que eu escrevo que ainda levam uma arrochada :pissed: )
:D <-- Na boa

:P :P :P :D :D :D
Feliz dia do que vcs quizerem
Last edited by croquete on 19 Mar 2010 18:39, edited 1 time in total.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 19 Mar 2010 17:12

Lazy Cat wrote:Estes dias disto e daquilo têm o dom de me irritar. Que parvoíce ter de haver um dia específico para nos lembrar-mos do pai, da mãe, do filho, da avó, do cão, do ambiente...! Por favor...

Gatinha, nem parece teu, uma pessoa tão perspicaz... então tu achas mesmo que eu estou a falar do dia do pai (19 de Março) ?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 19 Mar 2010 17:20

Pedro Farinha wrote:
Lazy Cat wrote:Estes dias disto e daquilo têm o dom de me irritar. Que parvoíce ter de haver um dia específico para nos lembrar-mos do pai, da mãe, do filho, da avó, do cão, do ambiente...! Por favor...

Gatinha, nem parece teu, uma pessoa tão perspicaz... então tu achas mesmo que eu estou a falar do dia do pai (19 de Março) ?

E tu também nao estás. Ela estará necessariamente a referir-se ao teu texto? Em que basta ler o início e o fim para perceber que o dia não é 19?

Chamaste-lhe gatinha. Ai, ai, a menos que tenhas certidão autorizada de tratamento amistoso passado por ela habilitas-te a uma corrida-em-osso como o grayfox já levou em tempos. Then again... até pode ser que ela goste de ti. :angel:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Lazy Cat
Livro Raro
Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Postby Lazy Cat » 19 Mar 2010 19:20

Pois Pedro, já vi que é apenas um dia (do pai). Mas quem te mandou postá-lo hoje? :P Eu sou embirrenta com estas coisas...

Thanatos, essa ficou-te atravessada, e nem sequer foi contigo! Aposto que nem o gray ficou tão traumatizado como tu...
Image
Image When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead. True story

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 19 Mar 2010 20:30

Por acaso o psiquiatra estava com confiança que eu ia esquecer o episódio...

vou marcar mais umas sessões :(
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 20 Mar 2010 00:15

Thanatos wrote:Chamaste-lhe gatinha. Ai, ai, a menos que tenhas certidão autorizada de tratamento amistoso passado por ela habilitas-te a uma corrida-em-osso como o grayfox já levou em tempos. Then again... até pode ser que ela goste de ti. :angel:

Eu estou autorizado, ela foi adoptada como minha gatinha :)

Lazy Cat wrote:Pois Pedro, já vi que é apenas um dia (do pai). Mas quem te mandou postá-lo hoje? :P Eu sou embirrenta com estas coisas...

Eu sei que és... e eu postei isto no dia 18 :)

Return to “Pedro Farinha”