14-18

Pedro Farinha
Edição Única

14-18

Postby Pedro Farinha » 04 Jun 2011 17:52

Apesar da lentidão dos meus passos sentia-me ofegante. O barulho da minha própria respiração ecoava à volta da minha cabeça. Em redor, enquanto a nuvem se dissipava, o cheiro nauseabundo a pólvora e a corpos estilhaçados antecipava as imagens brutais que se seguiriam.

Estaquei.

Descontando as nuvens e a poeira a assentar nada se movia. Atrás de mim, os corpos dos meus companheiros. A mão do Carvalho ainda segurava a manilha de espadas, mas o braço estava separado do corpo. Aos poucos o cinzento elevava-se no ar mostrando a lama do fundo da trincheira a tingir-se de vermelho viscoso.

O Capitão, que estava ao pé de nós a ver-nos jogar à sueca, jazia agora numa poça de sangue ao lado da mesa improvisada. O Carvalho era o meu parceiro e erguera a manilha no ar com um sorriso de vitória nos lábios secos. Agora o sorriso fora-se com parte da cara. A menos que se pudesse chamar sorriso ao rasgão que começava no canto da boca e terminava na face desfeita.

Tirei a máscara. Senti o ar a entrar-me nos pulmões. Já não aguentava mais. Respirei profundamente. Uma vez, duas vezes. Nada aconteceu. Se havia gás venenoso à mistura já se tinha dissipado.

Uma fila de uniformes ensanguentados, de corpos estendidos em posições mais ou menos impossíveis e de membros decepados estendia-se até ao fim da trincheira. Nenhuma lágrima me aflorou ao rosto. Nenhuma emoção também. Há quanto tempo eu tinha perdido a capacidade de chorar ou de me sentir afectado pela morte à minha volta?

Ajoelhei-me e puxei de um cigarro. O fumo acre aqueceu-me os pulmões e percebi que estava vivo. Não que fosse importante, ou que fosse algo que eu quisesse particularmente, mas estava vivo e miraculosamente sem qualquer mazela.

Levantei-me e galguei o muro de terra reforçado com sacos de pedras. A paisagem tinha mudado. As poucas árvores existentes erguiam-se agora, despidas e famélicas, com os braços em direcção ao céu. Crateras juncavam o chão, alinhadas como uma plantação de abóboras.

Ninguém.

Comecei a caminhar. Porquê? Para onde? Não era relevante. Sei que me doía o dedo mindinho do pé esquerdo. A bota, gasta e apertada, feria o dedo a cada passo ainda que tivesse envolvido os pés em ligaduras antes de calçar as botas torpes.

Concentrei-me nessa dor. Nada mais interessava. Uma pequena dor, centrada numa extremidade do meu corpo. Os passos, sem rumo, tropeçavam em torrões de terra e nalguns cadáveres que, via agora, trajavam uniformes inimigos.

O que eu queria? O que eu era? Ninguém.

O sol torrava-me os miolos sobreaquecidos pelo capacete metálico que arranquei e atirei para o chão num gesto de desprezo. Livrei-me também da espingarda, pesada e inútil. Larguei a mochila e segurei o cantil com as duas mãos deixando o líquido precioso desperdiçar-se contra a minha cara, zebrando a minha cara em sulcos de água contra o negro da poeira.

Mais leve, ainda percorri mais uns passos até que desisti. Parei e sentei-me encostado a uma árvore que, estranhamente, ainda conservava parte da copa verde projectando uma sombra fresca na calidez do terreno.

A vontade de me descalçar era enorme, mas a experiência dizia-me que se o fizesse, seria impossível calçar-me de novo. Os pés inchados recusar-se-iam a entrar de novo no cano estreito das botas.

Sentado, encostado à árvore fiquei a ouvir os disparos distantes. Cada vez mais distantes, até que os meus olhos se fecharam e me transportaram para os teus braços seguros. Enrosquei-me no teu colo macio e fui apagando, pouco a pouco, as imagens das últimas semanas. Por fim, apenas restava um braço solitário com uma manilha de espadas pintalgada de sangue a agitar-se ao vento.

Curvaste-te sobre mim, beijaste-me e também isso se apagou.

Felizmente um obus impediu-me de acordar de novo.

João Arctico
Dicionário

Re: 14-18

Postby João Arctico » 05 Jun 2011 00:58

Eu quase diria La Lyz mas em Abril não deveria estar "aquele sol" que torrava os miolos desse bravo soldado.

"Nós somos soldados. É uma grande irmandade, que junta à camaradagem das canções populares, o sentimento de solidariedade e uma lealdade desesperada de uns para os outros, de homens condenados a morrer..."
- Erich Maria Remarque in A Oeste Nada de Novo -

:tu: :tu: , Pedro.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Return to “Pedro Farinha”