Mimmimigo – A cidade fortificada

Pedro Farinha
Edição Única

Mimmimigo – A cidade fortificada

Postby Pedro Farinha » 16 Oct 2011 13:22

Caminho pelo chão porque as asas foram-me amputadas. A cidade ergue-se à minha frente. Desinteressante. Anódina. Mas as gruas, quais girafas citadinas, erguem-se acima dos edifícios e mostram o caminho. A cidade em construção.
Tenho todo o tempo do mundo. Ninguém me espera ao virar de uma esquina e não há braços que me acolham quando o domingo chega. Excelente. A solidão como forma de paz. O matraquear dos martelos-pneumáticos anuncia a aurora como os galos nos livros que lia em criança. A azáfama começou. Arquitecto auto-nomeado vigio o andamento dos trabalhos. Tudo tem de ficar perfeito para que não haja sobressaltos ou ruas com saída. A cidade como infinita rotunda, ardilosamente construída, para que se possa caminhar para sempre sem correr o risco de sair fora das muralhas e mostrar o flanco frágil ao inimigo.
Mal a poeira da obra assente, batalhões de varredores irão limpar escrupulosamente parede a parede, rua a rua, pedra a pedra até que a cidade brilhe mesmo que a cor não varie mais que tonalidades diversas de cinzento. O asfalto nas ruas não terá marcas de pneus e as sarjetas brilharão ao sol do meio-dia com as suas grelhas metálicas num sorriso asséptico.
A cidade imaculada como um grito perfeito e desinteressante no deserto.

Na biblioteca, refúgio exclusivo dos sentidos, restará um livro, o primeiro e o mais importante. E é sobre essa estrada que se poderá ver a sombra dos relatos (com)fusos do passageiro do vento quando este a sobrevoou.
Esse será o segredo da cidade que, ignorante, pulsa o seu coração mecânico a intervalos regulares e imperturbáveis.

João Arctico
Dicionário

Re: Mimmimigo – A cidade fortificada

Postby João Arctico » 17 Oct 2011 22:51

Nenhuma cidade será imaculada, nenhum grito será perfeito, quando um coração se finge impertubável: porque ele será tudo... menos mecânico.
:tu: :tu:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Return to “Pedro Farinha”