Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar (1)

Pedro Farinha
Edição Única

Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar (1)

Postby Pedro Farinha » 14 Jun 2006 09:48

Eu sou a voz incómoda que não se cala.
Que te diz que para além do Mundial e da porra das novelas existe Guantanamo.
Que te lembra que cada morto no Iraque não é apenas um flash noticioso de cinco minutos na abertura de cada telejornal.
De cada telejornal que perde mais tempo a discutir o último casamento falhado da princesa não sei das quantas.

Eu sou aquela voz irritante do grilo que não mata mas moi.
A voz que descobre no sorriso feliz de cada criança a imagem apagada de todas aquelas para quem o sorriso é uma miragem que cai do céu em caixotes de arroz atirados de um helicóptero de uma ONG.
Sou a voz que pergunta quanta parte dessa ajuda vai parar a quem faz a guerra.

Eu sou a voz incómoda
A voz que não esquece e que se pergunta amargurada se pode ser mais do que apenas a estúpida de uma voz que ninguém ouve. Que pergunta se pode ganhar braços. Braços que segurem os corpos enforcados em celas de Guantanamo e que calem as obscenidades de quem chama ao desespero um acto de guerra.
Braços que cultivem a terra lado a lado com quem mais precisa. Braços que ajudem sem paternalismos. Braços que distingam a caridade da solidariedade.

Eu sou a voz triste que por vezes fala, que já não incomóda, que se repete, se entristece e nada faz. Eu sou a voz inconsequente do desespero da impotência. Eu não queria ser uma voz. Eu queria ser um mar de esperança e de alegria, de luta e de força. Queria ser um mar de sustento, um mar que apenas banhasse a alma dos homens bons. Que lhes desse alento e esperança, que fosse espelho, que obrigasse cada homem a ver o outro lado, que obrigasse cada um a conhecer o outro, a perceber, a conviver.

Eu sou a voz falsa e afónica. Eu não sou nada. Eu sou a voz que fala mas não age. Sou a merda do grilo falante sem os poderes da fada azul.

(1) - Título de um poema de Sophia de Mello Breyner Andersen

Cerridwen
Edição Única

Re: Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar (1)

Postby Cerridwen » 14 Jun 2006 10:02

Não podia não comentar este texto, adorei a leitura. Apesar de ser essencialmente uma crítica, tem um toque literário sublime. :)

Lyquid
Capa Dura

Postby Lyquid » 14 Jun 2006 10:28

Continua a surpreender-me a quantidade de Verdade que cabe numa folha de papel e na tinta de uma caneta.

Jorge O.
Amo todas as palavras... especialmente as que não podem ser ditas em voz alta para não quebrar o encantamento, por isso são escritas e são entregues de peito aberto a quem quiser entrar nos nossos sonhos, nas nossas dores.

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 14 Jun 2006 23:32

Apesar de dizer algumas verdades, acho que o diz de forma banal e pouco original. Não gostei muito do texto, desculpa. Prefiro ler-te a "ficcionar".
www.revistaantologia.com

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 15 Jun 2006 18:18

Sem Problema Triiad, a critica só vale a pena se for sincera.

E Cerridwen mais do que uma critica, é uma auto-critica.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Jun 2006 11:15

É uma auto-crítica que toca a todos nós. Um texto destes só toma expressão e voz se estiver bem articuldo - e é essa a minha opinião. Está recheado de frases bem encontradas.

O título do texto (retirado do tal poema de S.M.B.A.), atinge-me por razões muito pessoais. Recordações...

Sam

P.S. Essa expressão "Eu sou a voz..." fez-me lembrar o Tyler Durden no "Clube de Combate". Já sei que não vem nada a propósito... mas de facto aconteceu...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 15 May 2011 21:09

Caro Sam,

Ao fim deste tempo todo descubro de que razões pessoais falavas. Pois, ainda que de forma muito mais distante, também foi assim que eu conheci este poema.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 May 2011 12:35

Nem a propósito (e também porque a letra continua tão actual como noutros tempos): http://www.dailymotion.com/video/xbdnep ... z-li_music

Foi neste que estava uma chaimite a "decorar" a entrada do Coliseu.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Pedro Farinha”