Podem banir, a liberdade essa ninguém corta

franciscomarques
Dicionário

Podem banir, a liberdade essa ninguém corta

Postby franciscomarques » 25 Mar 2006 15:06

O que diria Voltaire no estado em que estamos no mundo literário actual, de certo o mesmo que escreveu no seu brilhante livro "Cândido", somos pedintes tal como na altura dele ainda o somos e continuaremos a ser.

É triste escutar que só pelo simples facto de exercer o único direito que ainda não foi cortado aos poetas e escritores que como eu são banidos de exercer a liberdade de edição, o direito à indignação, direito constitucional.

O dia mundial da poesia, alguém sabe para que serve? ouve alguma coisa institucional? eu apenas me insurgi contra isso e para isso baniram-me de escrever, não será nossa obrigação como pensadores, porque escritor deve o ser, é essa uma das suas principais funções, pensar e fazer pensar os leitores, voltando a Voltaire, ele sim um pensador, e nessa obra brilhante que recomendo, exercita a humanidade através da ironia a pensar que por vezes e agora como nunca é preciso a lutar como numa guerra contra esta inercia e este deixa andar que minou e mina a arte mais bela de todas a escrita.

Mas já que apenas eu e um poeta que nesse dia mundial da poesia que apenas serve para nada, esse poeta com seus poemas em pano e em locais visiveis fez mais que todos os dias mundiais e todos esses que pensam que a escrita deve apenas servir para libertar o ego, como escape das suas stressantes profissões, mas não é, escrever é um oficio em que as editoras com seus parametros de cinzentismos e mercantilismo cortam os seres que usam a palavra como arma de pensamento e de fazer os leitores seres culturais e pensadores.

A esse nobre poeta que falou em palavras as letras da raiva que afecta quem não pode nem deixam editar dedico estas palavras de apoio.

FM

Return to “franciscomarques”