E-books

<<

Samwise

Edição Única

Post 05 Feb 2010 18:15

Re: E-books

Logo no primeiro link apanho isto:

Self-publication of writers is generally a bad idea for a simple reason that is the exact opposite of the simple reason everyone expects. It's because everyone can write, not because most people cannot. Most people cannot play the piano or the guitar and thus have no particular desire to acquire an instrument and mimic the movements of real musicians on a stage or in front of a microphone. Pretty much everyone who made it past third grade can write, or so they think. They can write a sentence. "I went to the store and got some milk." See, we're off to the races! "There was an alien there." "He told me to take it to my leader." Twenty thousand sentences later, you have a novel! So what if the sentences are boring or ungrammatical; outside of real spaghetti, most people can pretty much grasp what a sentence is supposed to mean.

And plots? Well, there are lots of movies and TV shows and folk tales and urban legends and old stories. Plots are free!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :tu:
«Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir.» - José Saramago - Diário II

«A alegria é uma queimadura que não se saboreia.»
(...)
«Se há qualquer coisa que se pode desejar sempre e obter algumas vezes, essa qualquer coisa é a ternura humana.» - Albert Camus - A Peste

BBdE-Zine V.II * * * * Lista de filmes 2010
<<

Samwise

Edição Única

Post 05 Feb 2010 18:41

Bom, esta disputa sobre os preços finais dos e-books entre a Amazon e a McMillan é super interessante. Pena é afectar as economias pessoais de muitos autores...
«Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir.» - José Saramago - Diário II

(...)
«Se há qualquer coisa que se pode desejar sempre e obter algumas vezes, essa qualquer coisa é a ternura humana.» - Albert Camus - A Peste

<<

Arsénio Mata

Edição Limitada

Post 08 Feb 2010 20:07

Samwise wrote:
Arsénio Mata wrote:É nestas alturas que fico feliz por não chegar a ver o futuro, em todo o seu esplendor. A mim nunca me apanharão a ler um e-book.

Somos todos ouvidos... :D :pipoca:

Pah, não vejo prazer em ler livros num ecrã. Aliás, isso nem sequer são livros.
Irrita-me esta necessidade de informatizar tudo, mesmo o que não é prático ou lógico. O futuro é triste.
Este é dos poucos assuntos em que sou extremista. Talvez por ter visto o Matrix vezes a mais... :P
"Wake up, fight back, open your eyes and see that we are under attack, take it for granted and they will take it all right back. Right back is where we are going, regression to the Dark Age, open up our present lives and it's another fucking black page" - Animosity - The Black Page

Game Over - O Delfim - José Cardoso Pires
Em fase de degustação - Submundo - Don DeLillo
Próxima vítima - A Obra ao Negro - Marguerite Yourcenar

www.oarseniomata.blogspot.com
<<

Bubbles

Edição Limitada

Post 08 Feb 2010 22:40

Arsénio Mata wrote:Pah, não vejo prazer em ler livros num ecrã. Aliás, isso nem sequer são livros.
Irrita-me esta necessidade de informatizar tudo, mesmo o que não é prático ou lógico. O futuro é triste.
Este é dos poucos assuntos em que sou extremista. Talvez por ter visto o Matrix vezes a mais... :P

Ah, mas e que e pratico e lógico em muitas situações! Imagina poderes levar um leitor que pesa meros gramas numa viagem, em vez de um calhamaço que pesa meio quilo? Ou poderes levar a tua biblioteca contigo quando mudas de pais? Ou levares livros para ler no verão quando só podes levar uma mala na viagem?

O que não e pratico nem faz sentido e não poderes emprestar ebooks, ou o preço de muitos ser semelhante ao de um hardcover quando não há tantas despesas em distribuição (e não me parece que esse lucro vá parar as mãos dos autores).

Sinceramente, quando o conteúdo do livro e bom, não importa muito o meio onde o lês :bbde:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Fotothing *** The Ground Beneath My Feet *** Bookworkms *** Facebook
<<

Samwise

Edição Única

Post 08 Feb 2010 22:48

Arsénio Mata wrote:
Samwise wrote:
Arsénio Mata wrote:É nestas alturas que fico feliz por não chegar a ver o futuro, em todo o seu esplendor. A mim nunca me apanharão a ler um e-book.

Somos todos ouvidos... :D :pipoca:

Pah, não vejo prazer em ler livros num ecrã. Aliás, isso nem sequer são livros.

Pois, até concordo com a abordagem do "prático e lógico" - a da Bubbles, entenda-se, não a tua. Esses são os pormenores de cariz não-emocional em que normalmente não há grande discussão sobre quem ganha o troféu: os e-books levam clara vantagem sobre os exemplares de papel.

A única coisa que ainda não é prática e lógica é o preço do bicho.

Já leste alguma coisa num e-reader?

(...)

<<

Sofiushka

Encadernado a Couro

Post 09 Feb 2010 00:28

Bubbles wrote:Ah, mas e que e pratico e lógico em muitas situações! Imagina poderes levar um leitor que pesa meros gramas numa viagem, em vez de um calhamaço que pesa meio quilo? Ou poderes levar a tua biblioteca contigo quando mudas de pais? Ou levares livros para ler no verão quando só podes levar uma mala na viagem?

O que não e pratico nem faz sentido e não poderes emprestar ebooks, ou o preço de muitos ser semelhante ao de um hardcover quando não há tantas despesas em distribuição (e não me parece que esse lucro vá parar as mãos dos autores).

Sinceramente, quando o conteúdo do livro e bom, não importa muito o meio onde o lês :bbde:

Tens muita razão na questão da practicalidade da coisa, mas há aquele senão de teres um ecrã pequeno (alguns) em relação à folha de um livro normal, e ainda há a questão do cansar a vista. Porque uma leitura de 15 minutos no comboio, ainda vá, mas ler um calhamaço todo num ecrã não é para qualquer um. Há vistinhas muito sensíveis a essas coisas (tipo as minhas :P ).
<<

Bubbles

Edição Limitada

Post 09 Feb 2010 01:23

Eu também pensei que ia sentir muita diferença nesse área, mas não me fez diferença por ai alem. O ecrã pode não ser assim muito grande, mas podes ajustar o tamanho de letra ao teu gosto. Nada de letras minúsculas para cansar a vista mais rapidamente :tu:

Em relação a sentir a vista cansada mais facilmente por estar a ler num ecrã, e claro que entra em conta a sensibilidade de cada um. Mas posso falar por mim, que devorei The Hunger Games em dois dias (quase 400 paginas) sem sentir mais cansaço do que se estivesse a ler em papel. E eu uso óculos para vista cansada, portanto ela tem tendência a ser um bocado para o princesa :P

Se alguém estiver interessado em dar uma olhadela (e fazer um test-drive) com o meu Kindle, eu vou estar em Lisboa pela altura da Feira do Livro. Pode-se combinar uma visita a feira e um cafezinho nessa altura ;)
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Fotothing *** The Ground Beneath My Feet *** Bookworkms *** Facebook
<<

Arsénio Mata

Edição Limitada

Post 09 Feb 2010 02:34

Tenho que vos dar razão, o meu ódio irracional aos e-books até me faz ser... ...irracional. :whistle:
Realmente o que eu disse não faz sentido, é óbvio que é mais prático. De qualquer maneira continuo a achar que este é o segundo sinal do apocalipse literário (sendo que o primeiro foi o "Eu, Carolina").
Nunca li nenhum e-book, nem tenciono ler Sam.
"Wake up, fight back, open your eyes and see that we are under attack, take it for granted and they will take it all right back. Right back is where we are going, regression to the Dark Age, open up our present lives and it's another fucking black page" - Animosity - The Black Page

Game Over - O Delfim - José Cardoso Pires
Em fase de degustação - Submundo - Don DeLillo
Próxima vítima - A Obra ao Negro - Marguerite Yourcenar

www.oarseniomata.blogspot.com
<<

Samwise

Edição Única

Post 09 Feb 2010 10:57

Arsénio Mata wrote: De qualquer maneira continuo a achar que este é o segundo sinal do apocalipse literário (...).

Mas porquê ao certo? A única coisa que muda é o suporte. Aquilo que é mais importante, um autor, uma obra e a o que os liga - o "processo de feitura e nascimento" -, continua imutável.

Nunca li nenhum e-book, nem tenciono ler Sam.

A mesma pergunta: porquê?

Coisa de ódios irracionais só pode ser alterada, ou confirmada, com experimentação... :devil:

(...)

<<

pco69

Livro Raro

Post 09 Feb 2010 11:49

Há uma coisa nesta 'digitalização' da nossa vida que me anda a intrigar à alguns anos. Isto pode ser considerado um Off-Topic e até pode geral alguma discussão, pelo que talvez deva ser deslocado para um tópico à parte....

Como sabem, o nosso conhecimento da história, pré-história e por aí adiante, é feito muitas vezes por arqueologia. Pedra da Roseta e Código Hammurabi, livros guardados/duplicados em mosteiros, etc...

Isso são documentos criados em materiais minimamente duradouros e que após tradução, são legiveis pelas gerações vindouras, neste caso, as actuais.

Vamos imaginar que se dá uma catástrofe(*) a nivel mundial e que a informática vai com os porcos e deixa de haver forma de ler os suportes digitais.

500 ou 100 anos depois, quem é que vai ler os CD, DVD e outros suportes digitais, ou para entrar no âmbito deste tópico, como se vai ler o eBook, se os suportes de leitura estiverem todos queimados?

Nota) Também li o 'Um Cântico a Leibowitz', onde se explora uma situação destas, mas o livro foi escrito antes desta 'fúria' de digitalização.

(*) Uma explosão atómica/nuclear a 50Km de altura, lança uma onda electromagnética que destroi todos os aparelhos electrónicos no raio de.... sei lá qual.
A government that robs Peter to pay Paul can always depend on the support of Paul.
George Bernard Shaw
<<

Thanatos

Edição Única

Post 09 Feb 2010 12:03

Tens razão pco69. Aliás nem é preciso nenhuma catástrofe. Os formatos vão ficando obsoletos. Só quem já teve de recuperar contabilidades com 10 anos e descobriu que nenhum programa consegue ser compatível com aqueles formatos é que sabe do que falo. Além disso o arquivo digital não é isento de artefactos que o tornem em lixo digital, mesmo que se mantenha o software para o descodificar. Uma das grandes preocupações da digitalização nas bibliotecas é assegurar a fiabilidade dos dados digitais para daqui a duzentos ou trezentos ou mais anos. O problema é que ainda não temos historial suficiente para entender essas coisas.

Alguém se lembra quando o compact disc era vendido como um suporte eterno? Já alguém deu de caras com CDs com «laser rot»? Ahpoisé!
<<

Samwise

Edição Única

Post 09 Feb 2010 12:16

Não tem nada razão. :mrgreen:

Uma explosão nuclear dá cabo dos aparelhos electrónicos num raio de x km... mas também dá cabo dos suportes em papel num raio de y km. O que a onda magnética desregula nos aparelhos electrónicos, a onda de calor queima com a temperatura o papel.

Não há qualquer diferença na longevidade do suporte segundo essa perspectiva - ou, por analogia, num cenário de catástrofe apocalíptica, com o mundo todo devastado pela guerra nuclear. As hipóteses de sobrevivência de qualquer um dos suportes seriam talvez semelhantes, mas mesmo assim apostaria mais nos suportes digitais a longo prazo. Talvez que numa primeira fase ficassem inacessíveis por falta de energia, mas é tudo.

Não se esqueçam que os suportes digitais têm a vantagem de permitir cópias facilmente. O que está num CD pode ser copiado para um disco, para a net, e para sabe-se lá mais onde, por qualquer pessoa, e num curto espaço de tempo. Um livro em papel não o permite.

(...)

<<

Samwise

Edição Única

Post 10 Feb 2010 11:54

A atractividade dos e-readers acabou de crescer mais um pouquito...

Biblioteca Britânica coloca online obras do séc. XIX - Diário de Notícias

Mais de 65 mil obras de ficção do século XIX em poder da Biblioteca Britânica poderão ser descarregadas digitalmente, sem encargos, a partir da primavera, anunciou o jornal "Sunday Times".

Quem possuir o leitor digital Amazon Kindle poderá aceder aos trabalhos originais de Charles Dickens, Jane Austen ou Thomas Hardy, assim como obras de milhares de autores menos conhecidos armazenados na instituição britânica.

Este projecto digital é financiado pelo gigante informático Microsoft, e o montante envolvido não foi revelado, mas a biblioteca limitou-se a considerar que é "muito generoso".

A directora da Biblioteca Britânica, Lynne Brindley, disse ao jornal que colocar à disposição da população "livros históricos vai dar a possibilidade de revolucionar o acesso aos recursos da maior biblioteca do mundo".

Durante os últimos três anos, a Microsoft tem vindo a ajudar a Biblioteca Britânica a digitalizar livros.

A biblioteca está a digitalizar os livros do século XIX, cujos textos já não têm direitos de autor, porque expiram setenta anos depois da morte dos escritores.

A instituição pretende ampliar esta digitalização aos livros do início do século XX.

(...)

<<

Thanatos

Edição Única

Post 10 Feb 2010 11:59

Bem, não é para te desanimar Samwise mas as obras desses autores há muito que estão disponíveis nos vários formatos ebooks. O que não faltam são sites com voluntários que muitas das vezes fazem melhor trabalho de formatação que muitos «profissionais».

O resto para encher as tais 65 mil deve ser a tralha do costume como por exemplo teses sobre a superioridade e determinismo dos povos ocidentais e coisas do género que ainda eram bem vistas no século xix
<<

Samwise

Edição Única

Post 10 Feb 2010 12:01

O excesso de oferta nunca ofendeu o consumidor... :D

(...)

PreviousNext

Return to Tertúlia Literária