O Cavaleiro das Trevas Renasce

shadow_phoenix
Dicionário

O Cavaleiro das Trevas Renasce

Postby shadow_phoenix » 11 Aug 2012 19:56

Por várias e, aqui, irrelevantes razões, já há mais de um ano que não entrava numa sala de cinema. Porém, estou agradecido que me tenham convencido a quebrar esse período de jejum para ir ver este último episódio da trilogia do Batman de Nolam.

Pode não ter uma personagem tão memorável ou marcante como o Joker, mas ainda assim é o meu favorito dos três filmes (embora os outros dois não fiquem muito longe). A história, fora uma ou outra decisão mais discutível, está bem escrita e possui um fio condutor mais sólido que o do filme anterior, o que ajuda o público a sentir-se mais envolvido e faz com que as mudanças de acto (em especial a mudança do primeiro para o segundo) tenham um maior impacto emocional. As interpretações são também interessantes, em especial a Catwoman de Hathaway e o Bane de Hardy (esta última uma das personagens mais memoráveis da série, mas que o consegue sem roubar todo o filme, como o Joker). Como competia ao filme que fecha a trilogia, este é o mais épico dos três, da história, à banda sonora, à escala de algumas cenas e até aos detalhes da cidade (vemos mais de Gotham no Cavaleiro das Trevas Renasce que nos outros dois filmes juntos).

Como não podia deixar de ser, existem aqui várias referências à banda desenhada, em particular às sagas "Knightfall" e "The Dark Knight Returns", até porque o guião incorpora elementos de ambos.

Este será, na minha opinião, um filme que agradará tantos a fãs da BD como a como a não fãs. Um dos filmes indispensáveis de 2012.

Publicado originalmente no meu blogue.

Samwise
Realizador

Re: Qual o último filme que viste e o que achaste

Postby Samwise » 12 Aug 2012 00:39

Eu não sou muito de citar outras fontes para justificar o meu agrado ou desagrado em relação a um filme, mas como estou muito preguiçoso para pensar/escrever, vou abrir uma excepção e responder com este texto, que espelha de forma quase exacta aquilo que achei do filme:

http://www.dvdmania.co.pt/viewtopic.php ... 84#p576284

--

164 minutos que passaram a correr, não pelo ritmo frenético, mas porque nem dei pelas horas, de tão absorvido que estava. Quanto ao dedos lambidos, só tenho a dizer que me faltam uns quantos, para dar conta de tanta iguaria. :P

Bug, ainda achas que a Miau+Boom é a melhor Catwoman do cinema? O meu coração ficou dividido, reconheço... :angel:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Aug 2012 01:13

Samwise wrote:Eu não sou muito de citar outras fontes para justificar o meu agrado ou desagrado em relação a um filme, mas como estou muito preguiçoso para pensar/escrever, vou abrir uma excepção e responder com este texto, que espelha de forma quase exacta aquilo que achei do filme:

http://www.dvdmania.co.pt/viewtopic.php ... 84#p576284

--

164 minutos que passaram a correr, não pelo ritmo frenético, mas porque nem dei pelas horas, de tão absorvido que estava. Quanto ao dedos lambidos, só tenho a dizer que me faltam uns quantos, para dar conta de tanta iguaria. :P

Bug, ainda achas que a Miau+Boom é a melhor Catwoman do cinema? O meu coração ficou dividido, reconheço... :angel:

Esse também eu li. Até li o teu post lá que ia muito mais longe do que os dedos lambidos. :mrgreen:

Seja como for também ando preguiçoso para escrever e aliás já escrevi sobre este filme algures mas recapitulando digamos que o twist final ficou-me atravessado até porque é inconsistente com a "história" do ex-médico na prisão e com os próprios flashbacks. Pior do que esta volte face só mesmo a do "acordou e tinha sido tudo um sonho". Enfim como o espírito crítico anda pelas ruas da amargura não me surpreende muito a adesão acéfala a estes sub produtos da máquina de fazer chouriços. Já o que me surpreende são pessoas com refinados bom gostos como tu Samwise (chegas ao ponto de citar Fellini na tua sig) que ficam totalmente embevecidas e paralisadas pelo barulho das luzes e pelo brilho do papel de embrulho destas coisas. E provavelmente em breve terás revisto mais vezes este filme do que E La Nave Va. :rolleyes:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 12 Aug 2012 10:50

sinceramente também estou surpreso com a opinião do sam, porque me pareceu um filme feito á pressa que com a vontade de fazer tudo maior e melhor do que os anteriores acaba por se atropelar a si próprio. pior, quase tudo parece uma copia ou do primeiro ou do segundo filme.

spoilers ahead

a ilha em estado de sitio? é so a terceira vez em tres filmes que acontece, não há mais imaginação? o foley tem que papel exactamente? a bomba também surge assim do nada. o bane basicamente é o joker mas com um aspecto diferente e menos carisma. o twist é o mesmo do batman begins. o blake de repente sabe quem é o batman, sabe-se la como. o bane também.

end of spoilers

gostei muito da catwoman. estou ansioso por rever o filme para formar uma opinião mais concreta mas para já parece-me que na tentativa de meter tanta coisa no mesmo filme, rebentou pelas costuras.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Bugman
Edição Única

Re: O Cavaleiro das Trevas Renasce

Postby Bugman » 12 Aug 2012 10:56

Trazendo a discussão para o lugar dela... :whistle:

Samwise wrote:Bug, ainda achas que a Miau+Boom é a melhor Catwoman do cinema? O meu coração ficou dividido, reconheço... :angel:

O meu coração ficou dividido no cinema e por momentos pensei em tornar-me bígamo (mas não digam nada à minha mulher porque ela não está neste ramalhete!). No entanto, por muito grrau que a Anne Hathaway seja, ela não passa bem a imagem de "a girl apart". Se virmos a Catwoman do Burton, ela anda ali a fazer os joguinhos dela, a do Nolan anda a fazer joguinhos dos outros. Têm as duas claramente o efeito grrau, mas acho que a velhota ainda consegue sair por cima!

Samwise wrote:Seja como for também ando preguiçoso para escrever e aliás já escrevi sobre este filme algures mas recapitulando digamos que o twist final ficou-me atravessado até porque é inconsistente com a "história" do ex-médico na prisão e com os próprios flashbacks. Pior do que esta volte face só mesmo a do "acordou e tinha sido tudo um sonho". Enfim como o espírito crítico anda pelas ruas da amargura não me surpreende muito a adesão acéfala a estes sub produtos da máquina de fazer chouriços. Já o que me surpreende são pessoas com refinados bom gostos como tu Samwise (chegas ao ponto de citar Fellini na tua sig) que ficam totalmente embevecidas e paralisadas pelo barulho das luzes e pelo brilho do papel de embrulho destas coisas. E provavelmente em breve terás revisto mais vezes este filme do que E La Nave Va. :rolleyes:

Felizmente não ligo muito a Fellini quando vou ver filmes do Batman, pelo que me esquivo ao puxão de orelhas. Agora enquanto adepto do Batman o filme acaba por ser uma barrigada.

Já não sei quem foi que referiu como obra inspiradora do filme o The Dark Knight Returns. À primeira vista isto chocou-me um bocado, mas depois apercebi-me que de facto há alguns pontos da obra que são transpostos para o filme. A questão de o Bane apelar à sublevação das massas não vem do imaginário do Knightfall, mas sim do The Dark Knight Returns e os seus Mutantes. A própria (falta de) condição física do Bruce Wayne, o fato de Morcego pendurado devido a um passado conturbado, são inspirados por essa mesma obra e as referências estão lá todas.

Do imaginário Knightfall não falta a cena mítica do Man Who Broke the Bat. Juro que tive arrepios de emoção quando vejo o Bane a levantar o Batman, pois nunca pensei que essa cena fosse escolhida para passar ao écran face à brutalidade que ela impõe sobre a personagem do Batman. Para os conhecedores do bat-cânone a primeira incongurência do twist final é quando no Pit se chega (ou se impõe) a conclusão que a criança (vamos traduzir child) do Ra's al Ghul é o Bane. Os conhecedores do cânone sabem que o Ra's teve uma filha e que esta filha é um dos interesses amorosos do Batman. Também o discurso da Miranda Tate ao longo do filme tem dois momentos em que levantam a ponta do véu sobre o seu alinhamento no meio da história, ao qual acresce pelo menos um do Bane (a sério, não é preciso ser-se um génio para se perceber a meio do filme que há ali algo que não bate certo!). Ou seja, aquilo a que chamas o twist, não é twist nem pretendia sê-lo. Aquilo acaba por ser uma apresentação de um novo personagem.

O sonho... Não sei a que te referes, mas de sonho só me ocorre a situação na prisão. É a isso que te referes?

Na questão do detective órfão, o Blake, aí o Nolan andou a brincar com os fãs quando vai buscar um fulano com o nome totalmente fora dos habituais para... enfim, you know, mas não sem que a meio do filme criasse alguma tensão premonitória.

Se o filme enquanto filme podia ter sido melhor? Se calhar podia... Todo o filme entre o Knightfall e o final do filme se precipita um bocado, em particular as cenas da prisão, mas o Nolan acaba por colar bem o que foram os seus anteriores filmes e acabar com estrondo. Esperemos é que deixem as coisas ficar como estão.

Ah! Uma das fontes críticas do T refere-se às cenas de luta... The Dark Knight Returns, Batman vs Mutant Leader!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Aug 2012 13:19

Sim, mas vou separar um pouco mais as águas, Bug. Como personagem, a Cat do Burton é completamente independente e é ela quem escolhes as suas regras e traça o seu destino, regardless what, mesmo que isso implique certas "parcerias estratégicas" de resultados imprevisíveis e eventualmente catastróficos. A Cat do Nolan anda meio filme a servir de criadinha ao Bane - algo que não se entende muito bem, já que para uma ladra daquele nível (técnico, entenda-se :mrgreen: ), bem podia ser ela a procurar directamente o tal device da obfuscação. Deste ponto de vista, dou vantagem ao Burton. Já a nível de adequação ao papel, interpretação, e facto Grrrrmiau ( :D ), não sei não - é ela por ela, apesar de serem produtos competamente distintos - parece-me que a Pfeiffer tem uma certa fragilidade física que depois se transmuta bem numa agilidade mais felina, propriamente dita, aquando das incarnações da Catwoman. Na Hathaway não vejo tanto essa diferença entre as parte, mas vejo mais uma certa fragilidade intelectual - a dúvida e a escolha entre o dever cívico e a necessidade individual, e a certa altura o remorso por ter feito o que fez ao morcego. Portanto, aqui é um tie - e é algo que nunca esperei dizer antes de ver o filme. :)

Thanatos, cada macaco no seu galho - Fellini a propósito de um diametralidade de gostos? (e a frase que vem a seguir na sig, que foi retirada de um filme "menos recomendável" do Ridley Scott :angel: ?) Um gosto refinado não implica um gosto limitado - na minha opinião, passa-se ao contrário. Em todo o caso, esta minha faceta eclética que inclui admitidamente um lado puramente comercial e de entretenimento (recuso-me a chamar-lhe de acéfala, embora de facto tenha tendência a rejeitar sub-produtos) não é propriamente nova - nem sequer vem dos tempos do Star Trek do Abrams ( :mrgreen: ). Desde que comecei a ver cinema (com 5 ou 6 anos), sempre fui assim. Não sei se é bom ou se é mau, se é contraditório, mas pelo menos divirto-me. ;)

Em relação ao twist, e atendendo ao facto de que não conheço as bandas desenhadas em questão, dou metade da razão ao Thanatos no sentido em que o twist era desnecessário e não favorece em nada a narrativa (só se for mesmo para agradar aos fan-boys). O sonho faz um pouco parte dessa manipulação do espectator, é verdade, mas não deixa de ser o Wayne a imaginar/compor a sua versão dos factos sem ter a informação toda. Pela outra metade, não entendi onde está a incongruência entre a história contada pelos médicos na prisão (os flasbacks) e a versão da Tate - onde é que não batem certo?

Agora, se aquilo é o inferno das prisões, o Nolan por certo não viu o Carandiru. :twisted: Cama, mesa, roupa lavada, médico pessoal e filósofo de serviço + um holmes place à disposição e um desafio mesmo à medida do morcego. Num Hotel de 5 estrelas não seria possível tal qualidade na oferta. :rotfl:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Aug 2012 13:54

Bugman wrote:
Samwise wrote:Seja como for também ando preguiçoso para escrever e aliás já escrevi sobre este filme algures mas recapitulando digamos que o twist final ficou-me atravessado até porque é inconsistente com a "história" do ex-médico na prisão e com os próprios flashbacks. Pior do que esta volte face só mesmo a do "acordou e tinha sido tudo um sonho". Enfim como o espírito crítico anda pelas ruas da amargura não me surpreende muito a adesão acéfala a estes sub produtos da máquina de fazer chouriços. Já o que me surpreende são pessoas com refinados bom gostos como tu Samwise (chegas ao ponto de citar Fellini na tua sig) que ficam totalmente embevecidas e paralisadas pelo barulho das luzes e pelo brilho do papel de embrulho destas coisas. E provavelmente em breve terás revisto mais vezes este filme do que E La Nave Va. :rolleyes:

Só para dizer que quem escreveu aquilo fui eu e não o Samwise.

De qualquer forma nem de longe, nem de perto o enredo deste filme me recorda The Dark Knight Returns. Primeiro porque a mestria da composição da banda desenhada (é só reparar que os quadrinhos das emissões televisivas seguem um padrão repetitivo simbolizando a monotonia dos canais noticiosos, por ex.) está furos acima da composição deste filme que já nem sequer tenta fazer uma vénia às suas origens de comic mais parecendo um Jason Bourne/Mission Impossible/007 metido às 3 pancadas dentro dum pacote faux super-herói.

Segundo Dark Knight Returns tem Robin que é essencial à trama. Aqui temos... olha, aqui não temos ninguém de jeito a menos que contemos com as choraminguices do Alfred.

@Samwise:
Spoiler! :
quanto à cena da prisão o ex-médico conta sempre a história da fuga como sendo a do Bane o que é completamente estúpido porque supostamente foi ele próprio que o tratou depois da fuga da miúda e da carga de porrada que o Bane levou à conta disso nunca se percebendo como é que depois da fuga passou a ser a "prisão do Bane".
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 12 Aug 2012 16:59

Thanatos wrote:De qualquer forma nem de longe, nem de perto o enredo deste filme me recorda The Dark Knight Returns. Primeiro porque a mestria da composição da banda desenhada (é só reparar que os quadrinhos das emissões televisivas seguem um padrão repetitivo simbolizando a monotonia dos canais noticiosos, por ex.) está furos acima da composição deste filme que já nem sequer tenta fazer uma vénia às suas origens de comic mais parecendo um Jason Bourne/Mission Impossible/007 metido às 3 pancadas dentro dum pacote faux super-herói.

Muito mais efeito 007: duas bat-girls e uma é a má da fita. Não consegui sair do cinema sem pensar que de facto os tempos estão difíceis para a malta do MI6! :mrgreen: (Fox = Q anyone?)

Não disse que era uma adaptação do Returns ao écran, tal como o Batman Begins não é uma adaptação do Year One, apesar de em ambos os casos o Nolan ir beber a essa fonte (leia-se Frank Miller). Pessoalmente acho que ambos os filmes têm toda uma teatralidade que lhes permite passarem ao cinema, simplesmente acho que quem se lançar nessa empreitada terá de o fazer a não olhar aos proveitos de bilheteira.

Thanatos wrote:Segundo Dark Knight Returns tem Robin que é essencial à trama. Aqui temos... olha, aqui não temos ninguém de jeito a menos que contemos com as choraminguices do Alfred.

@Samwise:
Spoiler! :
quanto à cena da prisão o ex-médico conta sempre a história da fuga como sendo a do Bane o que é completamente estúpido porque supostamente foi ele próprio que o tratou depois da fuga da miúda e da carga de porrada que o Bane levou à conta disso nunca se percebendo como é que depois da fuga passou a ser a "prisão do Bane".

Não tem um Robin vestido... Psicologicamente o Robin está lá e isso é que leva ao saco de viagem com um GPS no final. Pessoalmente acho que a ausência do Robin é um ponto positivo, talvez por estar escaldado de todas as adaptações com um Robin ao écran.

A questão da prisão de facto parece mais um hotel com mau gosto decorativo e podia-se ter perdido mais tempo (assim como assim, ficou-se apenas a 20 minutos das 3 horas de filme...) a montar um cenário de hell on earth. De qualquer das formas,
Spoiler! :
de acordo com o argumento do filme, a League of Shadows toma a prisão de assalto e são eles que tiram o Bane de lá e lhe dão a máscara - nem uma referência ao Venom - e a história fica um bocado por aí. Quanto ao médico, há a questão da "child" e da bonita tirada da Miranda Tate: He's not the child of Ra's al Ghul"

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Aug 2012 13:35

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 13 Aug 2012 15:32

Thanatos wrote:Ditadura de proletariado: http://boitempoeditorial.wordpress.com/ ... -ressurge/

Mas estao a brincar comigo? Querem ver que eu fui a um tratado de filosofia e nao sabia! Ah, malandros... :whistle:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Aug 2012 15:36

Bugman wrote:
Thanatos wrote:Ditadura de proletariado: http://boitempoeditorial.wordpress.com/ ... -ressurge/

Mas estao a brincar comigo? Querem ver que eu fui a um tratado de filosofia e nao sabia! Ah, malandros... :whistle:

O comentário do Vinicius sintetiza tudo na perfeição. :twisted:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 13 Aug 2012 16:11

Por acaso gostei muito do comentário brasileiro, apesar de achar que estar a tirar grandes liçoes do filme é esticar a coisa um bocado. Está bem que nao há coincidências, mas...

Basicamente conquistou-me quando desmontou o Bane como o "ultimate Wall Street Occupier", porque me andava a fazer confusao como havia gente a comparar o Bane ao movimento Occupy!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Aug 2012 16:35

Já que alguns andam preocupados com a possibilidade deste filme não ter buracos: http://movieplotholes.com/the-dark-knight-rises.html

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 17 Aug 2012 22:00

Não li todas as intervenções mas, a avaliar pelas que li, praticamente já tudo foi dito de relevante no sentido de fazer críticas consubstanciadas pelos respectivos porque sim e porque não. Como tal, não vou acrescentar grande coisa nesse sentido. Basicamente, o primeiro filme da trilogia foi um bom começo; o segundo filme da trilogia tornou-se instantaneamente, por mérito próprio, o filme da trilogia (com poucas ou nenhumas esperanças de ser superado pelo seguinte); o terceiro filme da trilogia foi simplesmente uma pegada numa bosta (coisa que acontece quando se dá um passo sem olhar onde se põe o pé). Na última parte da trilogia, o Batman foi representado, a bem dizer, como sendo tudo o que personagem não é: estúpido, estúpido e estúpido. E sempre que alguém estabelece paralelismos no sentido de colocar esse filme à altura da banda desenhada The Dark Knight Returns o Frank Miller deve sentir murros no estômago. O enredo desse filme tem tantos buracos que, em boa verdade, parece que não existe mais nada além dos buracos. Uma pena que não exista um buraco ainda maior para se enfiar o filme inteiro e não se falar mais nisso. Um fim infame para a trilogia.
blheck!

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 18 Aug 2012 12:13

apesar dessa lista continuo à espera que me apresentem um buraco que seja no enredo, está mal cosido? sim senhor mas buracos ainda não vi nenhum.
coisas como "o plano de presonagem x não faz sentido" não são buracos, ou as personagens são perfeitas?

para mim buraco é mostrarem no primeiro filme de uma trilogia que quando se viaja para o futuro vamos ter a um futuro onde nós estivemos ausentes, e depois o segundo roda todo em torno de uma viagem ao futuro onde se ve o nosso próprio futuro!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Return to “Cinema”