Jules Verne, nascido a 8 de Fevereiro de 1828, em Nantes, França tornou-se um dos escritores mais lidos em todo o Mundo! Jules Verne consegue captar nossa atenção, seja de novos, seja de mais velhos, conseguindo manter-nos "agarrados" e curiosos, quanto ao fim dos seus livros, conseguindo sempre nos supreender.
Dentre as obras mais conhecidas dele (vou apenas citar algumas) temos Cinco Semanas em Balão, Viagem ao Centro da Terra, Os Filhos do Capitão Grant, A Volta ao Mundo em 80 Dias, Da Terra à Lua , À Roda da Lua, Vinte Mil Léguas Submarinas, Miguel Strogoff, Um Capitão de Quinze Anos. Muitas das suas obras foram premiadas, e hoje em dia é um dos escritores mais conhecidos dentre o género.
E não é de espantar!! Sendo um homem que viveu no século XIX, conseguiu prever coisas que não passariam pela cabeça de seus contemporâneos, como: a televisão, o helicóptero, o míssil teleguiado, o submarino, o avião, dentre tantas coisas que sua "cabeça fértil" imaginava...
Mas o que mais destaco em Jules Verne é a sua capacidade em levar-nos para outros sítios. Ler verne é viajar, é aventurar-se!! A maneira de ele escrever transporta-nos logo para o sítio onde decorre a narrativa. Ainda me recordo quando li o primeiro livro dele (tinha eu 10 anos

Já agora, também já li o Vinte Mil Léguas Submarinas e o Viagem ao Centro da Terra que para mim é o melhor destes três (embora também aconselho vivamente os outros dois). Já agora um pequeno resumo deste livro:
Viagem ao centro da Terra wrote:"Numa pequena casa em um velho e tradicional bairro de Hamburgo, o jovem Axel, tímido e inseguro, trabalha com seu tio, o irascível professor Lidenbrock, geólogo, e sua discípula, a eficiente Graüben.
Em um velho manuscrito, Lidenbrock encontra um criptograma feito por Arne Saknussemm, célebre cientista islandês do século XVI, com a bombástica revelação de que, pela chaminé da cratera do extinto vulcão Sneffels, na Islândia, era possível penetrar até o centro da Terra e que ele – Saknussemm – havia comprovado este fato.
Lidenbrock se inflama e, excitadíssimo, parte rapidamente com Axel para a gelada Islândia onde, acompanhados pelo guia Hans, tão fleumático quanto seu patrão, se embrenham nas misteriosas profundezas do vulcão Sneffels.
Ao descrever as prodigiosas aventuras que se seguem, Júlio Verne chega num dos melhores momentos de sua grande carreira de escritor. O vigor, o ritmo vertiginoso da narrativa, a legendária imaginação de Verne, tudo isso faz deste Viagem ao centro da Terra um clássico entre todos os grandes romances de aventuras."
Recomendo!!
Já agora se alguém leu algum livro dele, que eu não tenha lido, façam um comentário...