José Saramago

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Pedro Farinha
Edição Única

Re: José Saramago

Postby Pedro Farinha » 21 Jan 2011 18:02

Aqui a questão não está nem em gostar ou em desgostar de determinado autor. Nem sequer em ter “ódios” de estimação. Resume-se, apenas, a que se deve elogiar ou criticar cada livro ou cada autor pelo livro ou pelo autor em si e não pela pessoa.

Neste momento estou a ler um livro do Paul Auster e a adorar, trata-se do quarto livro, dele, que leio desde que me estreei (com ele) em Dezembro e posso dizer que é um autor que estou a gostar, a aprender a apreciar e porquê, mas não faria sentido que viesse postar sobre o seu aspecto físico ou as suas qualidade morais, sobre se é, ou deixa de ser casado com uma outra autora ou se quem atura quem.

Relembro que o fórum chama-se Bad Books Don’t Exist e não Tertúlia cor-de-rosa.

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 21 Jan 2011 18:42

Parece que mesmo depois de morto o Saramago continua a gerar controvérsia :mrgreen:
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 21 Jan 2011 20:01

grayfox wrote:não percebo quando é que este fórum se tornou um bando de virgens ofendidas

Quando? Desde sempre, gray...
A única palavra errada na tua frase é "virgens". :P Mas o facto de seres tu a achar estranho as pessoas ficarem "zangadas" aqui, deixa-me surpreendida.
O meu pai sempre me disse que quem não sente não é filho de boa gente. Por isso, sim, achei as palavras do Bugman ofensivas e desnecessárias e nem sequer a explicação posterior dele dizendo que o objectivo não era insultar é convincente.

Bugman, eu sou daquelas pessoas que tu desprezas profundamente, ou seja, pertenço à Sagrada Igreja do Saramago, onde se idolatra o homem e a obra. :P Mas isso não significa que eu ache que não possas dizer mal do Saramago. Diz mal à vontade, diz mal da obra, diz mal das causas defendidas pelo homem, pela sua postura pública, se for essa a tua opinião, que seja... Agora aquilo que tu escreveste não faz sentido absolutamente nenhum, meros insultos gratuitos ao homem e à sua vida pessoal.

No hard feelings! ;)

S.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 21 Jan 2011 20:08

E agora para algo completamente diferente... Tenho ali o Ensaio sobre a Cegueira a marinar e não me apetece nada pegar-lhe.

Não me estimula o homem. A escrita dele faz-me lembrar máquinas de escrever, daquelas antigas e bolorentas. Mas eventualmente terei de um dia de ler qualquer coisa dele. Dizem que foi Prémio Nobel e tudo! :)

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Jan 2011 20:13

Tzimbi wrote:Quando? Desde sempre, gray...
A única palavra errada na tua frase é "virgens". :P Mas o facto de seres tu a achar estranho as pessoas ficarem "zangadas" aqui, deixa-me surpreendida.
O meu pai sempre me disse que quem não sente não é filho de boa gente. Por isso, sim, achei as palavras do Bugman ofensivas e desnecessárias e nem sequer a explicação posterior dele dizendo que o objectivo não era insultar é convincente.

Eu fico zangado e volto a ficar mas é quando me atacam a mim, mas é como a dor de dentes, depois passa. Por isso me surpreendeu a vossa resposta ás palavras do Bugman que visavam uma figura pública que ainda por cima não ira ler essas palavras nem se sentir ofendido. Talvez "virgens ofendidas" tenha sido a expressão errada, a minha surpresa foi o tomarem a dor alheia e atacarem um dos nossos por isso.

urukai wrote:E agora para algo completamente diferente... Tenho ali o Ensaio sobre a Cegueira a marinar e não me apetece nada pegar-lhe.

Não me estimula o homem. A escrita dele faz-me lembrar máquinas de escrever, daquelas antigas e bolorentas. Mas eventualmente terei de um dia de ler qualquer coisa dele. Dizem que foi Prémio Nobel e tudo! :)

atacar o homem admito, mas atacar a escrita dele é sacrilégio :pissed:
ps: para evitar mais mal entendidos, esta ultima frase foi na brincadeira
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 21 Jan 2011 20:16

Ele escreve bem sem dúvida.

Mas parece uma coisa datada. Pelo menos foi o que senti nas primeiras 50 páginas do Ensaio sobre a cegueira.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Jan 2011 20:23

urukai wrote:Ele escreve bem sem dúvida.

Mas parece uma coisa datada. Pelo menos foi o que senti nas primeiras 50 páginas do Ensaio sobre a cegueira.

por acaso não achei a escrita nesse livro nada de especial :whistle:

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 21 Jan 2011 21:06

Eu cá sou a favor da liberdade de expressão!

Quanto ao Saramago também sou sincero e afirmo que ele enquanto pessoa nunca me inspirou qualquer simpatia.

Quanto à sua obra, conheço pouco (li apenas 3 livros, segundo o que me disseram nenhum deles é do melhor de Saramago), mas tenho todo o gosto em ler e espero qualquer dia ler um livro dele em que eu diga "é pá, afinal o Saramago é o Saramago!". Por enquanto e com o que li, acho que é um bom escritor sobretudo pela forma como conjuga as palavras numa frase e pela forma como aí embrulha a ironia, mas acho que está um bocado overrated!

Pronto, atirem-me lá as pedradas :ph34r:
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 21 Jan 2011 23:13

Do Saramago li cinco livros. De três não gostei (O Evangelho Segundo Jesus Cristo, História do Cerco de Lisboa e Levantado do Chão), dos outros dois simpatizei (Ensaio sobre a Cegueira e Memorial do Convento), mas aqui e ali, abri a boca de tédio enquanto os lia.
Ainda tenho para ler “O Ano da Morte de Ricardo Reis” e “A Viagem do Elefante”. Com este último aconteceu-me algo único. Estava numa daquelas livrarias de quatro letras, e por curiosidade decidi ler o primeiro parágrafo. Quando dei por mim, já tinha ultrapassado a página trinta. Tal nunca me tinha acontecido com um livro do Saramago. Comprei-o logo.
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 22 Jan 2011 01:00

grayfox wrote:
Arsénio Mata wrote:Se fores ali ao tópico da Antologia vais descobrir que foi no dia 15 de Janeiro, por volta das 12:35.

Se tinhas alguma coisa a dizer sobre esse assunto dizias na altura própria, agora que o assunto foi encerrado não percebo o que isso tem a ver com o que esta a ser aqui discutido, e acima de tudo o que tu tens a ver com isso.

Não tenho nada a ver com o assunto, dizes muito bem, e se não disse nada na altura foi porque não me interessou dizê-lo. A única razão pela qual falei nisso foi porque não vejo porque terás tu mais direito do que os outros a sentires-te ofendido com uma atitude ou opinião de outro forista.
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 22 Jan 2011 11:20

Sharky wrote:

:bow:
És grande :Dark_Toad__s_avvy_by_MintyFreshNoodleBox:

Malta, espero que não se esqueçam que aqui o objectivo é bater em mim (e só em mim) por não gostar de Saramago e ter tentado colocá-lo num plano mais terreno, naquilo que de forma bastante inocente pensei ser um elogio e, mais ainda, que seria percebido. :blush: Portanto querem ter as vossas :catfight: vão para o tópico onde as iniciaram que este está tomado! :brutallsabre: :twisted:

Sam,
esqueceste-te da voz do Arsénio... :X

Tzimbi,
acho que tens uma ideia errada sobre o que desprezo e aquilo que simplesmente não concordo... Se na Sagrada Igreja de Saramago (que insulto à sua memória, não podia antes ser Comité de Adoradores do Querido Autor? ;) :catfight: ) se idolatra homem e obra então só não concordo que a postura do homem fosse a mais correcta. Quanto à obra, como até já referi noutros sítios, eu até gosto da obra. Como referi nesses sítios, artisticamente, a minha grande desilusão com Saramago é o que ele faz ao Envangelho a partir do lago de Tiberíades, sendo que até aí é capaz de ser o mais origianal pedaço de literatura em português (até à data). Já o Caim por outro lado, só consegui ler até à página 10 (como disse no referido comentário, estava numa estação de correios em espera) e o que li longe de me fazer comprar o livro, fez-me pousá-lo com agrado na prateleira!

Quanto ao homem, se por desprezo estamos a falar de ter um sentimento de repulsa, então sim, culpado, se for como forma de simplesmente não fazer caso, isso já só reservo para alguns membros selectos do acima referido comité. Que, como espero que estejas a ler isto, perceberás que não te incluis!

Mais uma vez quanto ao que escrevi, por uma vez nem sequer há uma tentativa de beliscar (num registo totalmente original) o homem. A menos que fazê-lo descer ao plano dos homens seja um insulto, a ele, que toda a vida defendeu a (sua noção de) humanidade com unhas e dentes. (E o parêntesis anterior não é nenhuma tentativa falhada de ironia, é antes o facto de eu discordar da visão dele.) Se escrevi o "post" explicativo foi muito mais pela tua reacção, portanto não há cá sentimentos duros de natureza nenhuma. Quem me conhece até sabe que sou um tipo bastante molinho! :P

pageHunter wrote:Parece que mesmo depois de morto o Saramago continua a gerar controvérsia :mrgreen:

Para um homem que fez da controvérsia uma forma de vida, acho que isso é um elogio! :mrgreen:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 22 Jan 2011 16:31

Arsénio Mata wrote:Não tenho nada a ver com o assunto, dizes muito bem, e se não disse nada na altura foi porque não me interessou dizê-lo. A única razão pela qual falei nisso foi porque não vejo porque terás tu mais direito do que os outros a sentires-te ofendido com uma atitude ou opinião de outro forista.

não tenho mais direito do que ninguém, na minha opinião são situações completamente diferentes.

anyway :friends:

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 25 Jan 2011 01:19

grayfox wrote:
anyway :friends:

:cheers:

A price for the pride
The holes in my lungs

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 27 Feb 2011 15:28

Tenho uma pergunta para vos por: ja alguem leu Saramago traduzido em Ingles?

Eu fui comprar o Ensaio sobre a Cegueira para oferecer a um amigo e acabei por trazer para casa o Evangelho... por um lado estou curiosa, por outro lado um pouco reticente e queria saber se alguem ja se tinha aventurado e o que tinha achado ;)
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 28 Feb 2011 21:34

Nunca li Saramago em inglês, mas parece-me ser um daqueles autores que vais perder muito em ler uma tradução. E tendo em conta que falas a mesma língua que o senhor... :)

A price for the pride
The holes in my lungs

Return to “Autores”