Hannibal - A Origem do Mal (Thomas Harris)

Cerridwen
Edição Única

Hannibal - A Origem do Mal (Thomas Harris)

Postby Cerridwen » 10 Feb 2007 14:02

Hannibal - A Origem do Mal
Thomas Harris

Editora: Casa das Letras
ISBN: 9789724617077

Sinopse: «Em Hannibal: a Origem do Mal ficamos a conhecer a infância e a adolescência de Hanniball Lecter, o célebre serial killer de O Silêncio dos Inocentes, e de como se transformou num psicopata canibal.

Thomas Harris traça as origens de Hannibal e da irmã, Misha, na Lituânia, quando os pais são mortos pelas tropas de Hitler. Hannibal sobrevive aos horrores da II Guerra Mundial e, com apenas oito anos, foge para a França. É adoptado por Lady Murasaki, a mulher do tio, uma bela e misteriosa aristocrata japonesa. Completamente só, Hannibal leva os seus demónios consigo que o visitam e atormentam constantemente. É o aluno mais novo de sempre a entrar para a escola médica e, então, passa a ser ele a atormentar os seus próprios demónios. A adolescência torna-se num permanente ajuste de contas com o passado. Descobre que tem dons para além dos académicos e, nessa epifania, Hannibal Lecter torna-se num prodígio da morte.»

Wallace
Encadernado a Couro

Re: Hannibal - A Origem do Mal

Postby Wallace » 10 Feb 2007 19:47

e tambem ja vai estrear aí o filme!
espero que nao seja mais uma daquelas tentativas de fazer render o peixe e que caem no ridículo!
In the year of our Lord 1314, patriots of Scotland, <br />starving and outnumbered, charged the fields at Bannockburn. <br />They fought like warrior poets. <br />They fought like Scotsmen. <br />And won their freedom.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 11 Feb 2007 13:06

Eu acho que foi uma tentativa de render o peixe... aliás já o anterior Hannibal tinha sido, na minha opinião.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Feb 2007 18:06

Eu não desgostei do "Hannibal" (filme), pese embora a abordagem quase caricata que adoptaram - nada a ver com o "Silence...".

Quanto aos livros, li o "Silêncio dos Inocentes" já há muito tempo, e na altura gostei muito. Vou relê-lo na versão original nos próximos tempos (meses? anos?), uma vez que comprei o omnibus com a trilogia inicial. O Harris é muito agraciado por alguns colegas seus de profissão, entre os quais James Ellroy e Stephen King.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 11 Feb 2007 19:55

Eu gostei muito de "Hannibal". "Dragão Vermelho" é que foi desnecessário.

Já dei uma vista de olhos aos livros na Fnac mas nunca me apeteceu comprá-los.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Feb 2007 13:27

Eu dele já li todos menos este último e continuo a achar que o melhor de todos é o Silence of the Lambs, seguido logo de Black Sunday (que também foi feito em filme). O mal de ler todos os livros dum autor é que às tantas apanhamos os tiques e começa tudo a parecer muito igual. :smile:

Claro que irei ver o filme, mais que não seja para autenticar a opinião de que é mais do mesmo.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 05 Mar 2011 15:45

Vou neste momento na página 100 deste livro. É a minha primeira experiência literária com Thomas Harris.

A minha opinião até ao momento é de que o livro conta uma história brutal (no seu sentido mais positivo), mas a forma de a contar não chega ao nível do trama em si. Abordagem muito superficial, dando excessivamente pouco ênfase a partes essenciais da história da juventude de Hannibal Lecter, personagem a que, por incrível que me pareça, me afeiçoei bastante. A escrita é seca e directa, mas não é isso que está mal quanto a mim. O que está mal é eu estar completamente imerso numa cena e de repente acaba o capítulo e eu penso "é só isto? Já passou?".

No final do livro venho aqui deixar a minha actualização de opinião :bbde:
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 08 Mar 2011 23:09

Terminei a leitura do livro, e a minha opinião resume-se ao meu comentário anterior.

Com uma história a meu ver muito boa, e um personagem principal com a complexidade e profundidade que todos nós conhecemos em Hannibal Lecter, faltou apenas a mestria e engenho do autor para escrever um livro muito bom. A história carece de profundidade a todos os níveis, é escrita de forma seca e directa, limitando-se a narrar um conjunto de acontecimentos por vezes bastante perturbadores. A descrição dos cenários de guerra é um pouco pobre, e mais pobre ainda é a descrição psicológica das personagens. Acabamos por conhecer as suas motivações pelas suas acções, e a meu ver a descrição psicológica das mesmas, quando melhor trabalhada, traria claras mais valias à história.

Apesar de tudo gostei bastante do livro. Quase que senti simpatia pelo Hannibal Lecter :blush:

Vale para mim um 7/10, mas pela história que conta e pela personagem Hannibal Lecter poderia ser um livro bastante mais valioso. Mas ainda assim fiquei extremamente motivado para ler a trilogia do Hannibal Lecter. Pode ser que um dias destes faça umas compras... :whistle:
Read

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Mar 2011 11:03

pageHunter, agora fiquei curioso para saber a tua opinião sobre a trilogia. Não li este, mas li os outros três (ou quase... :mrgreen: )

Em todo o caso, e pegando na cronologia, começaste pelo último que afinal é o primeiro. :D

Concordo com o Thanatos numa coisa, o The Silence of the Lambs é o melhor de todos.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Mar 2011 12:01

Eu so li este e não gostei nada.

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 09 Mar 2011 12:18

urukai wrote:Eu so li este e não gostei nada.

Mesmo nada nada nada? :devil:

Podes explicar porque detestaste tanto o livro? Eu apesar dos problemas já mencionei achei que o livro conta uma boa história.

:pipoca:
Read

Reading
Sunset Park, Paul Auster

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Mar 2011 12:23

Bem,

li o livro quando saiu o filme, ou seja, há 4 anos e já não me lembro muito bem.

Mas tenho ideia de ter achado o Hannibal um menino do coro que não fazia mal a ninguém. Ora, esta sensação contrastada com o que conhecia dos outros filmes (que vi antes) destruiram-me a leitura do livro.

O meu problema é sempre o mesmo, high expectations que nunca são atingidas! :(

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 09 Mar 2011 13:30

Eu não li este nem pretendo. Nem vi o filme nem pretendo. Li os outros da trilogia, em alguns momentos um pouco na diagonal, confesso. Acho que já deixei a minha opinião algures mas do que "gostei" mais (pus aspas porque não posso dizer que tenha realmente gostado, digamos que é o que se lê melhor mas também tem problemas) foi do "Dragão Vermelho". O "Hannibal", para mim, está perto do ilegível. Não gostei da escrita. No início parece ir muito bem, com alguma profundidade, mas depois comecei a achar que havia um vazio por baixo de todas as descrições psicológicas, etc. E esse vazio vai aumentando.

Mas eu também não sou grande leitora de best-sellers.

E tem outra coisa que me incomodou bastante: o Thomas Harris não tem respeito pelas personagens que cria. Li uma vez um escritor dizer (já não sei quem) que havia uma ética nas personagens. E eu também acho que há. Sim, as personagens literárias (e quem diz literárias, diz cinematográficas e televisivas) são fictícias mas o criador tem que ter respeito por elas. De que forma? Bem, pelo menos não levá-las a fazer coisas que estão fora das personalidades previamente estabelecidas para elas. E para mim (que leio fundamentalmente por causa das personagens) esse ainda é um erro maior do que escrever mal.

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 09 Mar 2011 17:09

:see_stars:

?Ética nas personagens?

Essa não entendo.

Eu diria que o escritor num caso desses não faltou ao respeito a mais ninguém senão ao próprio leitor, as personagens não são para aqui chamadas.
Não sei quem disse que para muita gente as personagens de ficção são mais reais que os seus vizinhos ou familiares...mas...espera aí um bocadinho...

Se alguém se lembra no inicio de uma narrativa de dizer que uma casa é verde ou vermelha e no final a pinta amarela às pintinhas sem nunca explicar a mudança...não se configura o caso da mesma forma ?

O mesmo se poderá dizer da personalidade das personagens de ficção. Quer se queira quer não, são irreais, produtos da imaginação de alguém. Elas não saltam do livro ou do filme a reclamar coerencia nem precisam de alguém que as defenda das tiranias do escritor.

É o leitor, és tu, eu e todos aqueles que investem na leitura que se poderão queixar, e bem, da incoerencia da escrita.

O que levanta uma questão importante...
Será que as editoras têm livros de reclamações?
:mrgreen:

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 09 Mar 2011 17:42

croquete wrote:Se alguém se lembra no inicio de uma narrativa de dizer que uma casa é verde ou vermelha e no final a pinta amarela às pintinhas sem nunca explicar a mudança...não se configura o caso da mesma forma?

Não, não é a mesma coisa. Mas como infelizmente não me lembro quem foi o escritor que falou de ética, ou se foi um escritor, não te posso adiantar mais nada. Quanto à minha justificação porque eu concordo com ele também vai ter que ficar para depois porque neste momento não tenho tempo. Só te posso dizer o que Hemingway (penso que foi ele) uma vez disse: um grande escritor cria pessoas, um escritor medíocre cria personagens.

Return to “Autores F - J”