Multiculturalismo, London Riots e o Futuro

<<

urukai

Edição Única

Post 09 Aug 2011 14:13

Multiculturalismo, London Riots e o Futuro

Olá,

decidi abrir esta thread mais como desabafo do que outra coisa qualquer. Isto porque estou preocupado. Os motins de Londres têm naturalmente uma causa subjacente e não será certamente a morte de um gangster que trocou tiros com a polícia.
Os motins de Londres (que entretanto já se espalharam para outras cidades e, prevejo eu, se espalharão por toda a Europa) devem-se essencialmente ao falhanço do multiculturalismo e à incapacidade do mundo ocidental (Europa) de atingir uma sociedade equilibrada, justa e equitativa para todos os cidadãos que para ela trabalham ou dela usufruem.
Condeno veemente a violência, a pilhagem, as agressões, os incêncios, as mortes mas também consigo ser racional o suficiente para reconhecer que é fácil as coisas descambarem num cenário destes. Aliás, se num exercício de escrita criativa me pedissem para escrever um conto sobre a génese de um motim provavelmente escolheria um aglomerado populacional suburbano, com elevados níveis de iliteracia e reduzidos níveis de oportunidade. Sem dúvida que colocaria alguns catalizadores (que incitam gratuitamente a revolta) mas no essencial descreveria o que se passou no ground zero destes motins, em Tottenham há três noites. Jovens desocupados, sem emprego e sem perspectivas de vida. Vindos de outros países, deslocados, sem ideais ou qualidades incutidas por uma parentalidade que mtas vezes está ausente ou indiferente. Jovens que numa noite se sentem deuses na terra e marcam a sua posição com agressividade e violência.
Aponto por isso o dedo ao multiculturalismo, não porque esteja ideologicamente errado, mas porque é praticamente impossível. Não podemos esperar que uma sociedade organizada e hierarquizada aceite um fluxo migratório que entre imediatamente para o topo da cadeia. Essas pessoas serão inevitavelmete empurradas para a base onde serão exploradas e coagidas a seguir o que já estava instituído. Tal como também não podemos exigir que quem chega a uma sociedade que não é a sua se submeta a um contínuo desiquilibrio social em seu desfavor. Haverá uma mancha cinzenta que se forma, ali no meio e que parece ser um bom augurio, mas se olharmos de longe vemos o branco e o preto (no pun intended) bem afastados um do outro.
A minha preocupação prende-se com o não conseguir destrinçar solução para isto quer no médio ou longo prazo.
A repressão policial é a minha resposta para o imediato. Governasse eu em Londres e ao terceiro dia impunha a Lei Marcial com recolher obrigatório mas isso levava-nos para necessidade urgentes das soluções seguintes. E no futuro é que está o problema.
Será que as políticas de imigração deveriam ser mais rígidas? Sim, sem dúvida mas estaríamos a criar barris de pólvora extra-europeus que mais tarde nos explodirão nas mãos, quem sabe numa III grande guerra. Para além disso estamos a falar de segundas e terceiras gerações (quiçá gerações tão antigas quanto as da nobreza) que têm todo o direito à terra como os filhos dos primeiros colonos.
Deveríamos apostar ainda mais nas políticas sociais? É uma hipótese mas os Estados não têm mais por onde ir buscar dívida soberana de forma a equilibrar populações tendencialmente desiquilibradas. Será também justo para quem trabalhou uma vida ver os seus impostos desbaratados em alguns (felizmente poucos) que nunca trabalharam nem têm intenções disso?
Não vejo por isso solução e isso preocupa-me. Preocupa-me a indefinição dos tempos agora que nos aproximamos de um encruzilhada da qual nem sequer sabemos onde vai dar cada um dos caminhos. :(
<<

Arsénio Mata

Livro Raro

Post 09 Aug 2011 14:27

Nem sabia dos motins, mas acho que estás enganado urukai. Um bom motim, uma boa revolução é sempre interessante e é mesmo disso que estamos a precisar. Isto já não vai lá com falinhas mansas e fatos da gucci a falarem por nós. Já era e já é tempo de pegar fogo a alguma coisa.

Além disso, não me parece que sejam só os iliterados a fazer parte da revolução que aí se avizinha. Lembras-te do Maio de 68? Bem, eu também não, mas tu percebes-te... :mrgreen:

Vamos pegar fogo a isto tudo!

PS - E sim, não há esperança para o futuro.
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/
<<

urukai

Edição Única

Post 09 Aug 2011 14:38

Arsénio, pelo tom percebo que estejas a gozar mas estou genuinamente preocupado com isto.

Para além disso não se trata de uma revolução, estamos a falar de motins com o intuito de destruir e pilhar. (muitas das lojas afectadas são negócios de família distantes das grandes corporações e franchisings).
<<

Sharky

Edição Única

Post 09 Aug 2011 14:45

urukai wrote:estamos a falar de motins com o intuito de destruir e pilhar. (muitas das lojas afectadas são negócios de família distantes das grandes corporações e franchisings).

Os proprietários de lojas já estão a responder com catanas e outro tipo de armas.
O problema é que o motim é feito por pessoas jovens que vêm de metro e de carro, são de outras zonas bem mais afastadas. O objectivo é mesmo pilhar e destruir, já não se trata de revolta...

Mas percebo o que sentes e se a moda pega cá, estamos tramados.
<<

Anibunny

Edição Única

Post 09 Aug 2011 14:53

Arsénio Mata wrote:Nem sabia dos motins, mas acho que estás enganado urukai. Um bom motim, uma boa revolução é sempre interessante e é mesmo disso que estamos a precisar. Isto já não vai lá com falinhas mansas e fatos da gucci a falarem por nós. Já era e já é tempo de pegar fogo a alguma coisa.

Além disso, não me parece que sejam só os iliterados a fazer parte da revolução que aí se avizinha. Lembras-te do Maio de 68? Bem, eu também não, mas tu percebes-te... :mrgreen:

Vamos pegar fogo a isto tudo!

PS - E sim, não há esperança para o futuro.

Concordo. Acho que em portugal somos os únicos parvos a pensar que com greves a coisa vai lá. Partam uma janelinha, uma coisinha pequenina, pode até estar já rachada!
<<

Sharky

Edição Única

Post 09 Aug 2011 14:58

Anibunny wrote:Concordo. Acho que em portugal somos os únicos parvos a pensar que com greves a coisa vai lá. Partam uma janelinha, uma coisinha pequenina, pode até estar já rachada!

Apesar de tudo somos um povo civilizado, de qualquer maneira espero que não te partam uma janelinha. Imagina a gritaria :mrgreen:
<<

croquete

Edição Limitada

Post 09 Aug 2011 15:03

Por cá devia ser lindo, o pessoal ( o anarquista, o criminoso ou os dois, como lhe queiram chamar) seriam certamente corridos a tiro.

Não, não estou a ver o Belmiro de Azevedo armado em Urtigão da BD bacamarte em punho mas quase todos os merceeiros que eu conheço são caçadores.

Se eu fosse um jogador, e se esta "revolta" chegasse a Portugal eu apostaria na cotação do chumbo.
<<

Anibunny

Edição Única

Post 09 Aug 2011 15:04

Sharky wrote:
Anibunny wrote:Concordo. Acho que em portugal somos os únicos parvos a pensar que com greves a coisa vai lá. Partam uma janelinha, uma coisinha pequenina, pode até estar já rachada!

Apesar de tudo somos um povo civilizado, de qualquer maneira espero que não te partam uma janelinha. Imagina a gritaria :mrgreen:

Civilizado, mas roubado á força toda mesmo à frente dos olhos... preferia ser vândala e bárbara!
Achas que alguém é sequer roubado nesta terrinha? De caminho quem faz motins aqui são as vacas e as óbelhas! :twisted:
<<

Sofiushka

Edição Limitada

Post 09 Aug 2011 15:13

Uma coisa que tenho visto muito por aì opinado "nas internetes" é precisamente a culpa do multiculturalismo. Percebo que agora o assunto esteja na berra, à conta do massacre na Noruega, e que pareça um encaixe perfeito na situaçao londrina, uma vez que é um centro urbano com uma populaçao imigrante enorme. Mas tendo conhecimento de causa de primeira mao, tenho que dizer que o problema nao é do multiculturalismo. Bem, nao desta vez, pelo menos.

Quem esteve na origem dos riots, quem continua a participar neles e quem os tem espalhado pela cidade sao, na sua maioria, jovens à volta dos 20 anos, londrinos como tudo, das camadas sociais mais pobres. O problema nao é o multicultiralismo, é a injustiça social que se começou a sentir de forma mais acentuada nos ultimos tempos. Os jovens de familias mais pobres destas àreas (Totenham, Nottingham, etc) nao teem esperança nenhuma para o futuro. Nao teem nem conseguem arranjar empregos, foram-lhes retirados os poucos beneficios e oportunidades que tinham, e ficaram com nada. E se virem as reportagens que vao passando na BBC, percebem perfeitamente de que falo. Miudos de boné e fato de treino (os famosos chavs), que dizem coisas como "se os outros podem ter, porque é que eu nao posso também?". A raiz do problema é socio-economica e nao cultural - e sejamos francos, farà sentido para alguem que os imigrantes que estao em buisca de uma vida melhor e se esforçam para a construir naquela comunidade se virem contra a mesma e destruam tudo o que lhes custou a conquistar? Nao me parece.

Nao estou praqui a debitar demagogias de esquerda. Sei isto pelos relatos da minha melhor amiga, que vive em Totenham, numa das principais ruas afectadas pelos desacatos. Està fechada em casa desde sàbado; hoje vai ser o primeiro dia que sai de casa para ir ajudar na limpeza dos destroços.
<<

urukai

Edição Única

Post 09 Aug 2011 15:28

Sofiuska mas quem vive nesses bairros sociais são essencialmente imigrantes, certo?

Mas concordo contigo que as razões são essencialmente sociais e económicas e que em primeira instância afectam os imigrantes (por serem o primeiro degrau na escada da hierarquia social londrina).
<<

Lazy Cat

Livro Raro

Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Post 09 Aug 2011 15:49

Ai vocês acham que também devia haver cá destas coisas? Espero que estejam a brincar. Porque eu gosto muito de viver num país sossegado, e de não ter de ficar em casa com medo que venham destruir tudo à minha volta. Gosto mesmo muito.
Também não acho que as greves sejam solução, mas muito menos acho que o seja a violência.
Image
Image When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead. True story
<<

Sofiushka

Edição Limitada

Post 09 Aug 2011 15:58

Não de uma forma que se possa considerar um gueto. Os imigrantes são quem tem a maioria dos estabelecimentos comerciais, mas o rácio de habitantes é pelos 50-50, pelo menos na zona onde a minha amiga mora. Relativamente a outras zonas não sei, mas ali curiosamente o primeiro degrau na escala social não são os imigrantes, porque esses vão lutando e construindo, alguns já estão lá há gerações e não estão mal na vida. O primeiro degrau são as famílias mais pobres, que sim, podem incluir imigrantes, mas não a maioria. Digamos que num contexto portuense, seriam os adultos e idosos sossegadinhos do Bairro da Pasteleira e os mitras do Bairro do Aleixo.
<<

Samwise

Realizador

Post 09 Aug 2011 16:10

Gostei bastante da tua análise urukai, e dos "acrescentos" da Sofiushka.

Da minha parte, considero ainda que um outro factor que está relacionado com isto tudo: a falta de políticos de craveira que tenham visão, capacidade e honestidade. A falta de confiança nos políticos, nomeadamente quando se vê os interesses que realmente defendem e a corrupção que impera nos altos cargo, são factores que levam a pensar que não há alternativas à expressão popular da violência. Também não quero enveredar por discursos esquerdistas, mas quando o mundo todo cai numa crise em os especuladores financeiros são os principais responsáveis (a coberto de políticas económicas liberalistas) e as populações os principais pagadores, é difícil acreditar nos tipos de gravata que vêm depois exigem sacrifícios.

Por cá houve uma mudança de governo e de cor política, mas na prática eu não vejo mudança nenhuma - os interesses dos grandes continuam a ser defendidos acima de tudo e de todos, e quem continua a pagar pelos erros dos outros é quem menos pode.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico -
<<

Anibunny

Edição Única

Post 09 Aug 2011 16:10

O problema é que nós ainda temos um Bairro do Aleixo vá "sossegado", agora imaginem o Aleixo em erupção a triplicar de habitantes. Tenho um amigo que saiu de Londres mesmo uns dias antes dos riots para regressar a Plysmouth, foi mesmo sorte.
<<

Anibunny

Edição Única

Post 09 Aug 2011 17:06

Next

Return to Geral