pageHunter wrote:Eu gostei do Tom Bombadill no livro!!!
pageHunter wrote:A meu ver é um elemento dispensável da narrativa (tão dispensável que o Peter Jackson o dispensou do filme), mas que como tantas outras coisas acrescenta alguma coisa à riqueza que é a obra "O senhor dos aneis" como um todo.
Esta agora ...

Mas se acrescenta algo à riqueza do senhor dos anéis não é dispensável.
Quanto muito até considero um elemento muito "maduro" que fornece a visão que na guerra os lados são sempre muito subjectivos ( qual deles o melhor ou pior ) na medida em que mesmo com a vitória ou derrota de qualquer um dos lados uma guerra trás sempre consequências desastrosas. Repara que não conhecemos o desenlace da história depois da do senhor dos Anéis... Com a existência do Tom Bombadill nascem todas estas questões na mente de quem lê ( pelo menos na minha

Bugman wrote:A Guerra do Anel, tal como é pintada, é do tipo de guerras em que se tem de tomar lados, na qual não se pode ficar indiferente. Esta é a construção de toda a obra. Tom Bombadil não é só um enigma! É mesmo uma personagem falhada! Não é o pacifista, a menos que o pacifista seja o indiferente.
Porquê ? ... A minha visão até é muito diferente da tua ( vêr acima ). hurray pela diversidade ... que anima os debates.