A Ruiva de Fialho de Almeida

Avatar do Utilizador
darkluneangel
Comic Book
Mensagens: 95
Registado: 28 jul 2010 16:06
Contacto:

A Ruiva de Fialho de Almeida

Mensagem por darkluneangel »

Foi pela Biblioteca de Verão do JN que fiquei a conhecer esta obra de Fialho de Almeida (autor que nunca antes tinha lido), mais pelo nome do conto do que pelo interesse de conhecer o escritor.

O primeiro parágrafo prendeu-me logo à história, as palavras eram estas:

A Taberna do Pescada ficava mesmo em frente ao cemitério dos Prazeres, e era frequentada pela gente do sítio, especialmente de noite, à hora em que os cabouqueiros e os britadores abandonam os seus trabalhos e entram na cidade, em ruído.


Este conto fala-nos sobre o lado sedutor da morte, da beleza de um corpo níveo e imóvel, das fantasias da filha de um coveiro, nas suas mórbidas experiências e como estas ditaram o seu destino.

Gostei do estilo de escrita de Fialho de Almeida, de linguagem cuidada mas simples, com poucos diálogos mas prosa cativante, apelando correntemente ao aspecto sensorial, diversas vezes sendo de forma múltipla.

O virar de páginas decorreu de forma contínua e emocionante, almejando saber sempre um pouco mais sobre a história ou as personagens envolvidas. Ficou-me a vontade de conhecer mais obras deste autor.
If you want to say something and have people listen then you have to wear a mask. If you want to be honest then you have to live a lie. Banksy

http://designing-dreams.blogspot.com // http://pingosdetinta.blogspot.com
Avatar do Utilizador
vampiregrave
Livro Raro
Mensagens: 1840
Registado: 11 abr 2010 18:32
Contacto:

Re: A Ruiva de Fialho de Almeida

Mensagem por vampiregrave »

Parece-me um bom candidato para publicação no Projecto Adamastor. Confesso que só li 2-3 contos do autor, mais alguém leu esta novela? Qual a vossa opinião?
Responder

Voltar para “Autores A - E”